O Pro_Move  em construção

Opinião

Rogério Wink

Rogério Wink

O Pro_Move em construção

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Você já se deu conta que O Pro_Move Lajeado vai se estabelecendo como um marco de transformações e mudanças para a nossa cidade? O Pro_Move “é um movimento que representa o ecossistema de inovação de Lajeado, conectando poder público, universidade, empresas privadas e a sociedade para atuarem em conjunto como agentes de transformação na nossa cidade”.

Quando você reúne várias pessoas, lideranças, empresários, meio acadêmico, para estabelecer uma base de debate estruturado, tem à disposição muitas experiências formando um caldo de conhecimento admirável. Como fazer rodar este sistema? Como fazer de forma simples isso chegar até a população? Uma das alternativas encontradas foi a criação da Agil (Agência de Inovação e Desenvolvimento Local), que tem um papel importante na liderança de ações que efetivamente façam acontecer iniciativas alinhadas com o propósito anunciado.

Os agentes e instituições que integram a Agil, que avaliem se o ritmo do trabalho e consistência está a contento da expectativa gerada na comunidade ou reavaliem as condições estabelecidas. Existem mecanismos de avaliação, com indicadores, que são capazes de mostrar se o caminho é o melhor e está apresentando os resultados desejados. Ou seja, Lajeado próspera, moderna e cheia de oportunidades .

Uma iniciativa, dentro deste cenário e que está andando bem é o projeto Trilhas da Inovação , direcionado aos jovens do 9º ano de escolas municipais de Ensino Fundamental que tem a oportunidade de vivenciar experiências com aulas no Senai, obtendo conhecimentos em diversas áreas (das ciências exatas, engenharias, eletrônica, software, tecnologias da indústria 4.0), gerando inclusão social a medida que ajudam a preparar esta geração às oportunidades de trabalho.

Quem sabe, ali na frente, surjam novos empreendedores. O Pro_Move também impacta boas influências nas empresas, motivando um círculo virtuoso de investimentos na atualização, modernização dos parques de trabalho com a criação de novos negócios ou “ cutucando” os tradicionais a se mexerem para não serem atropelados por novos conceitos e métodos de atuação.

Aliás o nosso Vale é forte em diversos segmentos, negócios tradicionais, que estão sendo impactados com mudanças intensas nas organizações. Quem não se atualizar pode causar uma ruptura nas suas bases até então sustentáveis, construídas ao longo de décadas. O Pro_Move, ainda em construção, tem grandes desafios pela frente. A viabilidade da obra vai depender da participação dos empreendedores (inovação é negócio) e do envolvimento da população.

Acompanhe
nossas
redes sociais