“O primeiro computador fez toda a diferença na minha vida”

O MEU NEGÓCIO

“O primeiro computador fez toda a diferença na minha vida”

Diretor da Smart Tecnologia narra trajetória da empresa, destaca a paixão pela inovação, pelo empreendedorismo e comemora boa aceitação das telas interativas, adotadas por diversos municípios no ensino público

Por

“O primeiro computador fez toda a diferença na minha vida”
Giovanella está na Smart desde 2015. Hoje é o principal acionista da empresa que surgiu em Guaporé. Crédito; Deivid Tirp
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Fundada há 26 anos, em Guaporé, a Smart Tecnologia se tornou referência na produção de telas interativas. Com clientes em todo o país, busca proporcionar uma nova realidade nas salas de aula ao disponibilizar tecnologias acessíveis ao ensino público. Em constante inovação, se abre ao futuro, impulsionada pela veia empreendedora dos gestores.

ASSISTA AQUI: O Meu Negócio recebe Ricardo Giovanella, diretor da Smart Tecnologia

Principal acionista da empresa, Ricardo Giovanella participou da primeira edição de 2023 de “O Meu Negócio”, programa multiplataforma do Grupo A Hora. Na conversa com Rogério Wink, destacou a trajetória pessoal, com passagens pela vida pública, e o desafio de estar à frente de um empreendimento que contribui para melhores resultados na educação. Além do escritório em Lajeado, possui um estoque em Cachoeirinha e uma unidade na China.

Do pai, Deoclécio – falecido há 28 anos –, Giovanella pegou o gosto pelo empreendedorismo. Teve em casa a referência que precisava para o futuro. “Ele era uma pessoa à frente do seu tempo. Trabalhava com exportação e viajava bastante. Mesmo sem muito estudo, vindo do interior, foi um exemplo de coragem”, afirma. Giovanella lembra que, na adolescência, pensava em seguir para o Direito. O pai, no entanto, o incentivou a ser um empresário, a ter o próprio negócio. “Não é fácil ou simples. Você precisa se preocupar mais, mas quando dá certo, quando constrói algo legal, te orgulha e recebe os méritos. É gratificante”.


ENTREVISTA – Ricardo Giovanella • sócio da Smart Tecnologia

“Todos os nossos clientes compraram de novo conosco”

Wink: E como foi o nascimento da Smart Tecnologia?

Giovanella: Ela é uma empresa de 26 anos de atuação, não iniciou comigo. A sede era em Guaporé. Começou pensando no atendimento para órgãos públicos, com instalação de redes internas e Windows nas prefeituras. Na época, as administrações não tinham equipes de TI e se tornava mais barato e prático contratar uma empresa externa para fazer esse trabalho. Depois, o que vendia mais era a manutenção. Isso foi até 2015.

Wink: E a tua entrada na empresa?

Giovanella: Eu era secretário municipal em Lajeado e sentia dificuldade na questão das compras públicas. Haviam poucas empresas com capacidade e expertise de atender órgãos públicos. O que buscamos é mais do que vender um produto e entregar um serviço. É fazer com que o valor gasto pelo pagador de imposto se torne uma prestação eficiente para quem utiliza. Fiquei amigo do proprietário e trabalhar com tecnologia sempre foi do meu interesse.

Wink: O fato de ter trabalhado na gestão pública, identificar um problema e achar maneira de resolver, é uma grande sacada. Qual solução tua empresa oferece?

Giovanella: Quando entrei na empresa, começamos a trabalhar com redes externas, pois os órgãos públicos contratavam diferentes links de internet para cada ponto, serviço de segurança, monitoramento externo de rua, controle semafórico, entre outros. Era tudo separado e as vezes esses serviços dependiam um do outro. Dentro dessa linha, conectá-los era o que as prefeituras necessitavam para baratear os custos.

Wink: Como a empresa passou a investir em equipamentos na área da educação?

Giovanella: Em 2018, eu estava num cliente que me questionou se não fazíamos algo que fosse tecnológico para a educação. Saí de lá pensando nisso, no que poderia ser legal e fazer a diferença. Fui atrás das lousas digitais. Seria um troço fora de série, que não tinha no Brasil. Viajei para a China, encontrei as telas, mas precisava de um projeto mais robusto, resistente. Um software específico para trazer facilidade de utilização.

Wink: Você tinha esse produto bem desenhado na tua cabeça?

Giovanella: Eu sabia o que precisava. Achamos um engenheiro lá na China, levamos na fábrica, fizemos um desenho e nesse meio tempo, voltei ao Brasil. Produziram uma, mandaram por avião e começamos a testar. Trouxemos professores e crianças e vimos como foi a interação. Pensamos: poxa, a gente tem um negócio.

Wink: Qual o diferencial do produto?

Giovanella: Nós vendemos, instalamos as telas e deixamos tudo funcionando. Fazemos cursos e treinamentos, pois não adianta ter um equipamento desses e não conseguir operar. Criamos até grupos de WhatsApp com os professores, onde eles podem tirar dúvidas e até pedirem novos treinamentos. O pós-venda é muito importante.

Wink: E como tem sido a aceitação?

Giovanella: O aproveitamento é ótimo e os números demonstram isso, tendo em vista que tivemos 100% de recompra. Todos os nossos clientes compraram de novo. E muitos professores trabalham em prefeituras diferentes, em escolas que tem e outras que não. Aí pedem a compra do produto. Isso ajuda na qualidade da aula, tanto do professor quanto do aluno. Hoje, somos procurados pelo país inteiro. Uma prefeitura vê outra utilizando e percebe que os resultados são bons.

Wink: Como começou o teu envolvimento com a tecnologia?

Giovanella: Quando eu estudei num colégio interno em Taquara, lá em 1993, uma empresa de cursos de informática levou uns computadores, daqueles antigos com tela verde e escuro. Aí o meu pai me deu um computador colorido, o 386 DX2 66, por eu ter feito todo o curso. Aquilo foi um encanto. Era a modernidade chegando, numa era pré-internet. Fez toda a diferença na minha vida. Me abriu o mundo.

Acompanhe
nossas
redes sociais