Há 20 anos, Garota Verão de Teutônia

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Garota Verão de Teutônia

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Na noite de 4 de janeiro de 2003, o município realizava um baile para a escolha da sua Garota Verão. Na ocasião, a eleita foi Silnéia Weschenfelder, de 16 anos.

O evento ocorreu no ginásio da Sociedade Esportiva Recreativa (SER) Gaúcho e reuniu seis candidatas: Cristiane Quarte, Débora Röhrig, Juliana Friederich, Marilene Brentano, Silnéia Weschenfelder e Suelen Marasca.

A vencedora era natural de Poço das Antas e seguiria para a próxima fase do concurso, a etapa regional. A final ocorreria em Capão da Canoa, nos dias 13, 14 e 15 de março.

FOTOS Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Prejuízos no São Cristóvão

Vinte anos atrás, fortes chuvas atingiam Lajeado e faziam estragos no bairro São Cristóvão. Na rua Maurício Cardoso, próximo ao antigo Unishopping, alguns moradores estavam ilhados nas residências. Além da invasão da água e da lama nas casas, a enxurrada também derrubou muros e levou até mesmo móveis e eletrodomésticos embora.

 


Enquanto isso…

Fome no Brasil – Há 20 anos, a cidade de Guaribas, no Piauí, não tinha nem 1% da população com acesso à água potável. Conforme reportagem da Folha de São Paulo, crianças morriam de fome devido às condições precárias. Na época, o governador do Piauí, Wellington Dias, falava em erradicar a pobreza em vinte anos. Em 2003, a cidade foi o projeto-piloto da política federal Fome Zero, já que tinha o menor IDH do Brasil, 0,214. Em 2010, o município estava com 0,508.


HÁ 50 ANOS

Tensões na política

Há 50 anos, o Jornal Nova Geração noticiava as animosidades entre Gabriel Mallmann (futuro prefeito de Estrela) e Bertholdo Gausmann (gestor de 1969 a 1972). Gausmann não havia encaminhado os projetos–de-lei que permitiriam a criação de quatro novas secretarias, como Mallmann havia solicitado.

Além disso, a proposta de fechar as subprefeituras nos distritos também gerava críticas ao novo governante. Sem as unidades no interior, os produtores precisariam resolver todas as questões burocráticas no centro de Estrela.


Enquanto isso…

Saída dos EUA – Há 50 anos, o Congresso Nacional dos Estados Unidos debatia uma forma de “obrigar o presidente Nixon a encerrar a Guerra no Vietnã”. Uma resolução vetava o repasse de verbas para o lançamento de mais bombas no país. Até o dia 20 de janeiro, o Congresso queria que os EUA saíssem oficialmente da guerra.

Acompanhe
nossas
redes sociais