Natal todo dia

Opinião

Caroline Lima Silva

Caroline Lima Silva

Assuntos e temas do cotidiano

Natal todo dia

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em mais um ano vindouro podemos estar conectados à espera do Natal. Ele é uma das mais belas datas comemorativas de renovação, renascimento e esperança nos quatro cantos do mundo. A data do Natal é aquela em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo, sendo que, independentemente da crença ou da visão religiosa, nos traz a origem, a história, o significado e os símbolos de um arcabouço histórico.

Ao mesmo tempo, o Natal não apenas se propõe a uma reflexão individual, mas também uma comemoração coletiva, porque é, através dela, que se observa o envolvimento das pessoas para além delas próprias, com a finalidade de sentimentos eclodidos de amor, paz e união.

Caso vivêssemos esse amor que a data inspira, desejando o mesmo sentimento uns aos outros de forma verdadeira, simples e empática, quão surpreendente seria! E acompanhando o significado da música “Natal todo dia”, do grupo Roupa Nova que diz: “Eu tenho certeza que a gente podia fazer com que fosse Natal todo dia”. E o que significa dizer “Natal todo dia”?

Significa que em todos os dias temos a responsabilidade, como cocriadores da vida, de agirmos desejando ao próximo aquilo que também queremos para nós, simplesmente porque tivemos a possibilidade de nascermos, e estamos vivendo, respirando, sentindo e trabalhando, não apenas para o próprio ego, mas também para que a coletividade cresça na proporção que merece. O Natal não é simplesmente uma mesa farta ou um colchão tentando se aquecer na rua, mas ambos reconhecidos como importantes para o mundo, cujas vidas importam.

Em todo o período natalino somos tocados por mensagens que nos motivam a dar melhores rumos aos nossos passos. São mensagens nos lembrando, invariavelmente, a importância do amor em todas suas manifestações: dos pais para com os filhos, dos filhos para com os pais, dos casais, dos namorados e dos seres humanos em geral. É um momento especial, cuja oportunidade de congraçamento transforma as pessoas num espírito mais sensível e aberto ao novo.

Recente estudo realizado pelo Centro Pew de Pesquisa, dos Estados Unidos, revelou que os cristãos representam um terço da população mundial. Isso demonstra que as tradições cristãs são capazes de atingir todas as culturas, e isso é visível nesse período natalino. Não há quem não se envolva com as luzes, o brilho, a emoção, a paz que essa festa cristã irradia.

Assim, o Natal costuma ser sempre uma ruidosa festa. Entretanto, se faz necessário o silêncio, para que se consiga ouvir a voz do amor. Estar conectado consigo para se conectar com o outro. De boa vontade e de amor ao próximo, o mundo e as pessoas estão carentes. Daí a importância de levarmos para o nosso cotidiano, em meio às dificuldades inerentes, o espírito de Natal. Do Natal que une e compartilha. Do Natal que torna todos iguais e irmãos. Enfim, do Natal todo dia.

Acompanhe
nossas
redes sociais