Estado e município assinam termo para instalar unidade dos bombeiros

ARROIO DO MEIO

Estado e município assinam termo para instalar unidade dos bombeiros

Projeto foi apresentado aos empresários com o objetivo de captar recursos para compra de caminhão e viaturas

Por

Estado e município assinam termo para instalar unidade dos bombeiros
Projeto foi apresentado aos empresários. Objetivo é captar recursos para compra de veículos. Crédito: Daiane Kalsing
Arroio do Meio

Governo municipal e Secretaria de Segurança Pública assinam termo de cooperação para o processo de instalação de uma unidade dos bombeiros no município. O ato ocorreu em reunião na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio (Acisam). Quem coordenou o evento foi o pelo presidente da associação, Adelar Steffler e o diretor Gilmar Borscheid. O prefeito Danilo Bruxel e o secretário da Fazenda, Valdecir Crecencio, também participaram do encontro.

Na ocasião, foi apresentado aos empresários detalhes do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). A ferramenta possibilita destinar até 5% do ICMS para compra de veículos e armamentos aos órgãos de segurança pública.

O objetivo é captar recursos para a aquisição de uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT) avaliada em R$ 948 mil. A ideia é destinar o veículo ao município de Arroio do Meio quando houver a formalização do convênio. A partir disso, se encaminha a instalação do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (Scab).

O Scab consiste em uma unidade vinculada e subordinada ao comando de Lajeado e composta por voluntários. Neste caso, cabe ao município a cedência do espaço físico para a sede do Corpo de Bombeiros com prédio adequado para a atividade, assim como o aporte da manutenção básica. Já o Corpo de Bombeiros cede uma viatura ABT, instrução e equipamentos necessários para a atividade.

Até o ano que vem o objetivo é compor o quadro de voluntários, após um chamamento público e concluir treinamentos, compra de equipamentos e veículos e construção de uma sede para a corporação. Durante a reunião, também foi oferecido pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, uma ambulância de resgate, ano 2011.

Até a implementação do serviço, de acordo com o capitão e comandante da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Bombeiros Militares de Lajeado, Thalys Rian Stobbe, tanto o comando como o município devem seguir o projeto em etapas, pois o processo é burocrático e exige avaliações do Comando Estadual, Secretaria de Segurança Pública e o aval do governo do Estado.

Acompanhe
nossas
redes sociais