Movimentos pelo turismo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Movimentos pelo turismo

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Vale conta agora com duas associações regionais ligadas ao setor do turismo. É um alento e tanto para um setor tão importante para a nossa economia, e que por décadas e décadas restou praticamente esquecido pelos gestores e empreendedores locais.

A Associação Turística dos Empreendedores do Vale do Taquari (Atevat) surge com a missão de provocar novos investidores, e também instigar os mais antigos a buscarem melhorias e evoluções constantes em seus empreendimentos. A nova entidade nasce com mais de 40 associados, e tem de tudo para ser uma forte aliada para a já consolidada Amturvales. Desde que todos os agentes envolvidos entendam a importância de construir e avançar juntos, é claro.


Confraria em Brasília

“Os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados são monocráticos, absolutistas, decidem como querem”, avalia o senador Lasier Martins (Podemos), em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9. Para ele, os últimos líderes da casa legislativa federal assim devem ser classificados. Conforme o parlamentar, pelo menos uma centena de pedidos de impeachment foram arquivados nos últimos sete anos.

Recentemente, Martins e um grupo de senadores apresentaram pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso. Para eles, o magistrado tem atividade político-partidária. Lasier Martins afirmou que “os atos inconstitucionais vêm se repetindo de maneira mais célere e cada vez mais intensa nos últimos tempos, com relação a procedimentos de ministros do STF e sua linha auxiliar, o Tribunal Superior Eleitoral, com a omissão do Senado.” Para ele, existe uma grande “confraria em Brasília”.


“LulaPalooza”

O título deste tópico foi a cartola escolhida pelo jornal Estadão para a matéria sobre a posse oficial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1º de janeiro, em Brasília. Segundo a reportagem, a futura primeira-dama da nação é quem organiza a festa. Entre os 20 artistas já confirmados, destaque para Pablo Vittar, Martinho da Vila, Chico Cesar, Baiana System e Valesca Popozuda.


Fraude e eleições

A quarta-feira foi agitada nos corredores do Senado Federal. A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle da casa realizou uma audiência pública sobre a denúncia de fraude nas inserções de rádio durante a campanha presidencial. Fábio Wajngarten, um dos coordenadores da campanha de Jair Bolsonaro, foi um dos convidados.

Segundo ele, o prejuízo causado pelas inserções de rádio do candidato que não foram ao ar chega a R$ 38 milhões, em função de 1,2 milhão de spots de propaganda que não foram ao ar. Mas nenhum desses números foi divulgado pela mídia tradicional do centro do país. Nas redações, até então sedentas por assuntos polêmicos, o espinhoso tema perdeu espaço para o “LulaPalooza”.


Redecker premiado

Filho do saudoso Júlio Redecker, que era natural de Taquari, o atual deputado federal Lucas Redecker (PSDB) recebeu o prêmio de melhor parlamentar do Rio Grande do Sul, distinção concedida pelo movimento Ranking dos Políticos. Ele também ficou entre os cinco melhores Deputados Federais do Brasil.

O ranking classifica Deputados e Senadores conforme os seguintes critérios: Combate a privilégios, combate a corrupção e desperdiço de dinheiro público. Esse é o quarto ano consecutivo (desde 2019) que o parlamentar e presidente estadual do PSDB fica entre os melhores políticos do RS e do país.


TIRO CURTO

• Atual presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart entrega o bastão em março de 2023. Não há definição sobre eventual sucessor. Mas a torcida interna é forte para que o atual vice-presidente, Charles Rossner, assuma o desafio. E vamos combinar. Ele seria o agente certo para dar sequência ao trabalho.

• A comunidade de Encantado pode acompanhar todos os detalhes da Lei Orçamentária Anual (LOA). A audiência pública de apresentação do projeto ocorre na próxima segunda-feira, a partir das 16h, no plenário da câmara de vereadores.

• A Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) contratou a Bald Topografia para a prestação de serviços de “desenho arquitetônico de benfeitorias do Porto”. O objetivo é conhecer, de fato, qual a área total do complexo portuário às margens do Rio Taquari.

• Já o governo de Estrela designou uma Comissão de Licitações, um pregoeiro e equipe de apoio para atuarem nas licitações realizadas pela E-Log. A presidente da comissão (e também pregoeira) será Aline Pinheiro Moreno.

• Em Teutônia, o s vereadores de oposição querem travar o financiamento de R$ 15 milhões para as necessárias pavimentações no interior. Segundo eles, a taxa de juros é bem superior aos financiamentos do passado. O assunto deve se arrastar até a próxima sessão legislativa.

• Eduardo Leite (PSDB) deve assumir em fevereiro a presidência nacional do PSDB. E isso também pode ser um indício de uma futura candidatura a presidência da república, em 2026.

Acompanhe
nossas
redes sociais