“Educação precisa ser pauta de todos os  líderes empresariais”

NEGÓCIOS

“Educação precisa ser pauta de todos os líderes empresariais”

CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério falou sobre a construção dos ecossistemas de inovação em reunião-almoço da Acil

Por

Atualizado quinta-feira,
01 de Dezembro de 2022 às 08:08

“Educação precisa ser pauta de todos os  líderes empresariais”
Palestrante destacou o potencial do Vale em gerar valor por meio da inovação. Crédito: Thiago Maurique
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O salão de eventos da Acil sediou palestra com um dos nomes mais respeitados do país em inovação. CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério foi atração de reunião-almoço promovida ontem pela entidade, que debateu os caminhos para a construção de um ecossistema capaz de gerar valor e competitividade em meio ao contexto global da nova economia.

Para Valério, a educação e o senso de comunidade são fundamentais para o desenvolvimento de uma região capaz de gerar negócios inovadores. Citou o exemplo de Israel, considerado o país das startups e hoje um dos principais exemplos mundiais dos resultados positivos a partir do investimento em inovação. “Israel entendeu que a inovação é um vetor de transformação e desenvolvimento econômico e social.”

Segundo ele, a aposta nesse novo modelo de negócios visa tornar as empresas mais aptas a competir no contexto global de profundas transformações tecnológicas. Para isso, ressalta a importância da construção de uma comunidade que compartilha de uma mesma ideia.

“Em uma lógica onde estamos cada vez mais descentralizados e com o desafio de reter atenção das pessoas, existe a necessidade de pertencimento”, afirma. Diante desse contexto, ressalta que o principal desafio dos ambientes de inovação é como construir e gerir comunidades. “Cada empresa lidera uma comunidade de pessoas que compartilha de determinadas visões e valores e a partir disso constrói uma teia que gera valor dentro do próprio ecossistema”, aponta.

Conforme Valério, o Instituto Caldeira foi moldado a partir da percepção que, para alcançar competitividade no mundo globalizado, as empresas não podem mais lutar entre si. Para ele, a colaboração entre diferentes atores em um mesmo ecossistema é uma chave para atrair recursos, talentos e negócios.

Prioridade à educação

O palestrante destacou ainda o potencial do Vale em se tornar um polo de desenvolvimento de negócios inovadores. Segundo ele, a região se destaca devido à qualidade de vida, a formação de talentos na universidade e a presença de diversas empresas com vocação para inovar. Ressalta ainda a urgência do investimento na educação para que as iniciativas em inovação sejam bem sucedidas.

“A educação precisa ser pauta de todas as lideranças empresariais porque não tem como conviver em um sistema de inovação sem talentos”, alerta. Ressaltou que a economia global baseada no conhecimento está a procura de pessoas por falta de gente qualificada.

Conforme Valério, é preciso compreender a gravidade de estatísticas que mostram desempenho ruim dos jovens gaúchos nas matérias básicas para o desenvolvimento de novos talentos. “O Vale do Taquari deve pensar em como criar uma mobilização para trabalhar a educação fundamental: matemática, português e inglês.”

Acompanhe
nossas
redes sociais