Desafios das empresas familiares pautam fórum na Acil

Governança

Desafios das empresas familiares pautam fórum na Acil

Encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira, 25, e teve como palestrante a sócia fundadora e advogada de Laís Lucas Advogados Associados, Laís Machado Lucas. O último encontro do grupo será no dia 9 de dezembro no salão de eventos da Acil

Por

Desafios das empresas familiares pautam fórum na Acil
Foto: Divulgação
Lajeado

O terceiro encontro do Fórum de Governança em Empresas Familiares promovido pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) – Capítulo RS ocorreu nesta sexta-feira (25). A sócia fundadora e advogada do escritório Laís Lucas Advogados Associados, de Porto Alegre, Laís Machado Lucas, foi a palestrante abordando o tema Desafios da Empresa Familiar.

Na abertura da sua exposição, a palestrante falou que, em sua perspectiva, grande parte dos desafios enfrentados por empresas familiares são iguais aos de qualquer tipo de empresa. Citou como exemplo a visão estratégica, a necessidade de planejamento, gestão e governança.

De acordo com Laís, para manter a perpetuidade dos negócios, a comunicação é fundamental em todos os processos. “A falta de comunicação em organizações de todos os portes gera uma série de ruídos que são desnecessários”, comentou. Entre os problemas mais comuns observados nas empresas, a profissional citou como exemplo a expectativa de sucessão, a situação do herdeiro, as preferências entre os executivos e a sucessão abrupta (morte).

Segundo a palestrante, na medida em que as empresas familiares crescem, aumentam também as chances de haver outros membros que desejam fazer parte da direção da empresa. “Esse desejo de união deve ser encarado com naturalidade, pois o reforço em torno de objetivos comuns vai contribuir para a perpetuação da empresa”, destacou.

Com exemplificação de cases sobre as relações familiares que auxiliam ou prejudicam, às vezes de forma dramática, o futuro dos negócios, Lais instigou os participantes do Fórum a refletirem sobre decisões que são necessárias para os gestores na perfeita condução de empresas familiares.

Durante a atividade prática deste terceiro módulo, os participantes debateram sobre os desafios para consolidação das empresas familiares. Em grupos, construíram apresentações com indicações de ações que mantém a harmonia familiar e facilitam a gestão dos negócios.

As reuniões de trabalho desta sexta-feira foram supervisionadas pelos facilitadores do Fórum, Sérgio Fleck, Camile Bertolini Di Giglio, Jaime Drebes e Daniel Weiler.

Último encontro

O último encontro da turma está marcado para a manhã do dia 9 de dezembro no salão de eventos da Acil. O tema abordado no encerramento das atividades do fórum será “A governança familiar e suas estruturas”.

Acompanhe
nossas
redes sociais