Parcerias com universidade da Alemanha são abordadas em reunião da Amvat

EM ESTRELA

Parcerias com universidade da Alemanha são abordadas em reunião da Amvat

Apresentação da instituição a prefeitos ocorreu na manhã desta quarta-feira, no Estrela Palace. Entidade confirma eleição da nova diretoria para 14 de dezembro

Por

Parcerias com universidade da Alemanha são abordadas em reunião da Amvat
Representantes da Universidade Steinbeis falaram sobre trabalho e projetos desenvolvidos em Berlim. Crédito: Paulo Ricardo Schneider
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A possibilidade de parcerias entre municípios e instituições com a Universidade Steinbeis Berlim, da Alemanha, foi apresentada na assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) na manhã de ontem, 23, no Estrela Palace Hotel. A reunião coordenada pelo presidente e prefeito de Colinas Sandro Herrmann, contou com a presença do professor Mario Vaupel e da mestre em Business e Psicologia Organizacional, Claudia Hölter.

A Universidade Steinbeis é credenciada pelo governo federal alemão e seus diplomas são oficialmente validados. Possui mais de 8 mil alunos de todas as idades e formações profissionais. Oferece acesso aos mais recentes avanços teóricos e práticos. Além dos diplomas de graduação e mestrado, oferece certificações profissionais e programas de doutorado. Conforme Vaupel, o trabalho da instituição alia teoria e prática.

Vaupel apresentou a instituição e entidades parceiras, cujo cerne, segundo ele, é a aplicação do conhecimento. Destacou programas como MBA, mestrado e outros, ressaltando que está em estudos proposta de intercâmbio com universidades locais, trazendo professores para atuarem no Brasil. O foco é de que os alunos possam trabalhar efetivamente com as pessoas, capacitando-os para buscarem soluções para os problemas locais.

Implantação do eSocial

O prazo de entrada em vigor do último grupo do eSocial, relativo à Segurança e Medicina do Trabalho para o serviço público foi outro tema da reunião, abordado pelo sócio-diretor da RSData e Consetra – Consultoria de Segurança e Saúde do Trabalho, Rogério Balbinot, coordenador do Grupo das Empresas Piloto eSocial do Ministério do Trabalho e Previdência.

O eSocial iniciou a implantação em janeiro de 2018 com a parte de folha, dividido em quatro grupos e quatro fases. Do quarto grupo, fazem parte os órgãos públicos e, na quarta fase, estão inseridos os eventos de Segurança e Saúde do Trabalho, os quais têm início a partir de 1º de janeiro de 2023.

Conforme Balbinot, as empresas – públicas e privadas – têm que se preocupar com a qualidade das informações geradas e declaradas à Receita Federal do Brasil, que serão rastreadas com vistas à apuração de eventual sonegação, enquadramento e responsabilização judicial.

A próxima assembleia da Amvat foi agendada para o dia 14 de dezembro, em Estrela. Na ocasião será eleita a diretoria da entidade, gestão 2023.

Acompanhe
nossas
redes sociais