Inspiração ao tradicionalismo

Opinião

Claiton Miranda

Claiton Miranda

Tradicionalista e apresentador do programa Fogo de Chão, da Rádio A Hora

Colunista

Inspiração ao tradicionalismo

Por

Da distante Cacequi, passando pela São Gabriel, chegando a Lajeado. Histórias distintas mas ligadas pela verdadeira valorização da tradição gaúcha, conto um pouco do que me aproxima de dois homens que admiro muito, guardadas as proporções de cada um em sua função.

A Escola de Montaria Regional, no bairro São Bento, comandada pelo tradicionalista Madison Motta, nascido na São Gabriel (terra dos Marechais),vem formando os pequenos para seguirem montando, laçando e cultivando nossa tradição. Nesta foto podemos ver alguns alunos e sua filha, Isabella Motta, de 12 anos, que hoje, eu acho,tem mais prêmios que o pai, no laço, e Thalles seu filho de 4 anos já montados e bem pilchados. Eles laçam como muitos e campeões como poucos. Madison segue à sua moda, sobrevivendo e levando seus filhos e os filhos de muitos outros tradicionalistas no caminho certo do gaúcho.

Tairine Motta


Crédito: Arquivo Pessoal

Talento de um grande escritor e cineasta

Tabajaras Ruas, grande escritor, cineasta, brasileiro, nascido em 1942 na cidade de Uruguaiana. Me deu o prazer de sua companhia, na distante Cacequi. Homem de fartas ações, de grandes obras, verdadeiro homem das letras que levanta o Rio Grande em seus filmes. Ele conta histórias incríveis, como “Neto perde sua alma”, “A cabeça de Gumercindo Saraiva”, “Senhores da guerra” e “Netto e o domador de cavalos”, entre tantos outros.

Hoje, faz mais uma obra que vai se imortalizar, “Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez”, baseado no livro de sua autoria. Nas ruas e prédios históricos da velha cidade de 14 mil habitantes, que tem sua história fortemente ligada a rede fortemente ligada à rede ferroviária e que agora vai ficar conhecida no mundo todo.

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais