Não me cale

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Não me cale

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Me assusta saber que conteúdos jornalísticos estejam sendo removidos por determinação da Justiça. O assunto ganhou repercussão a partir do caso da rádio (e agora também TV e portal na internet) Jovem Pan. Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seus comunicadores e comentaristas estão proibidos de “opinar”. Não posso e nunca compactuarei com a censura da imprensa.

Emissoras de rádio e TV são concessões públicas e para elas a legislação eleitoral é rigorosíssima. São 30 anos de atuação no rádio e toda eleição tem novas regras. O rigor é absoluto. O que os juízes eleitorais precisam fazer é aplicar a lei e multar veículos que descumprem. Mas não censurar. Calar a imprensa é calar a população. E o começo do caos social.


Opiniões engasgadas

Muitas vezes, pensei em falar sobre assuntos mais espinhosos. Dá vontade de xingar, bater, cobrar, comparar. Mas pelo cuidado com a legislação eleitoral, evito polemizar. A lei permite até retirar a emissora do ar. Mas a censura é demais para um país que ainda engatinha para consolidar sua democracia. Os juízes do TSE exageram nas medidas. Coibir as fakenews e punir seus responsáveis é a obrigação da Justiça. Mas bom senso e seguir a Constituição se faz necessário.


Curtas:

** OAB já foi mais atuante. Vi poucas manifestações da Ordem dos Advogados sobre os abusos do TSE. Ou concordam com a censura?

** ABERT – Associação Brasileira de Rádio e TV já teve papel mais significativo com posicionamentos fortes e sensatos. Hoje, quase não aparece.

** Empresário não pode coagir seus funcionários para votar em A ou B, mas pode dar sua opinião. Segue quem quer.

** O próximo presidente da República, seja quem for, terá no setor de transportes um grande desafio. Conforme a CNI (Confederação Nacional da Indústria), 73% dos empresários apontaram as dificuldades de logística como o maior gargalo para o crescimento.

** Teremos a semana mais tensa dos últimos anos.


Apoio das mulheres

A campanha de Eduardo Leite realizou nesta semana, em Porto Alegre, um encontro das mulheres. Uma comitiva do Vale do Taquari esteve presente. Na foto, a candidata a deputada Marcia Scherer (MDB) abraça Leite e seu candidato a vice, Gabriel Souza. As campanhas fazem esforço em todos os setores a uma semana da eleição. E as mulheres são muito dedicadas na hora de pedir o voto.


PP de Lajeado com o PL

Em almoço organizado pelos presidentes do PL, Luis Mörschbacher, e do PP, Márcio Alessio, esteve em pauta o apoio das lideranças conservadoras de Lajeado ao projeto capitaneado por Jair Messias Bolsonaro e Onyx Lorenzoni. Os ex-prefeitos Claudio Schumacher e Carmen Regina participaram do ato, além do presidente da câmara de vereadores, Deolí Gräff, e o vereador Lorival Silveira. Felipe Diehl representou a executiva estadual do PL. O ex-prefeito e ex-deputado Erni Petry já manifestou apoio aos candidatos do Partido Liberal. Membros das executivas do PL e PP também almoçaram no Restaurante Panorâmico.


Será maior?

Se a taxa de abstenção crescer este ano entre o primeiro e segundo turno da eleição presidencial na mesma proporção de 2018, cerca de 1,5 milhão a mais de eleitores vão deixar de votar para presidente.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais