Empresas preparam novidades para a  maior feira regional

Expovale + Construmóbil

Empresas preparam novidades para a maior feira regional

Expovale e Construmóbil ocorrem em edição conjunta, entre 10 e 20 de novembro. Organização almeja atingir mais de R$ 100 milhões em negócios e receber mais de 150 mil visitantes

Por

Atualizado sexta-feira,
21 de Outubro de 2022 às 08:29

Empresas preparam novidades para a  maior feira regional
Faltam 20 dias para a feira e empresas começam a preparar estruturas. Neste ano, serão 400 expositores de diversos segmentos de atuação. Crédito: Filipe Faleiro
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Faltam 20 dias para a edição especial Expovale+Construmóbil. Os eventos retornam ao modelo presencial após três anos, com expectativa de bater recordes tanto em negócios quanto em público.

Essa tendência se sustenta no interesse dos expositores, afirmam os presidentes Joni Zagonel (Construmóbil) e Miguel Arenhardt (Expovale). São 400 espaços vendidos e que começam a tomar forma no Parque do Imigrante.

Deste total, 60% serão destinados para projetos especiais, com modelos únicos desenvolvidos pelas próprias empresas. Entre os quais está a exposição da Lajeadense Vidros.

Conforme o gerente de Recursos, Régis Lopes Arenhart, cerca de 30 pessoas estiveram envolvidas no design da estande, instalação, piso, jardinagem. “Pensamos em um espaço diferente, para celebrar o retorno da feira, da cidade e da nossa região”, afirma.

Entre os destaques está o maior vidro produzido na América. São seis metros da peça. “Amanhã (hoje) vamos instalar o vidro jumbo. Queremos mostrar aos visitantes a dimensão, para verem o que fazemos aqui em Lajeado.”

Em termos de novidades, a empresa Arte Cúbica, indústria de móveis, irá apresentar estofados e colchões interligados com dispositivos digitais interligados. “Vamos mostrar um sofá com comando de voz. É possível posicionar o assento. Também ele traz uma vibração de acordo com as ações de um filme, por exemplo. Estamos levando o cinema 4D para dentro de casa”, diz o gerente administrativo, Evandro Zilio.

Para ele, o retorno das feiras presenciais são uma oportunidade para se aproximar dos clientes, consolidar a marca, além de mostrar que, durante as restrições impostas pela covid-19, as empresas locais investiram em inovação e novos produtos.

A organização estima que a preparação do parque conte com o trabalho de mais de 2 mil profissionais. “Acima de tudo, é um evento comunitário. Agora, com a união de duas feiras que levam o nome da região”, afirma Zagonel.

A Expovale+Construmóbil ocorre entre 10 a 20 de novembro no Parque do Imigrante. A realização é da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e da administração de Lajeado. Além da exposição das empresas, a programação terá apresentações artísticas, gastronomia, espaço de turismo, sessão de negócios, palestras técnicas, locais de lazer e parque de diversões.

Otimismo como marca

O presidente da Expovale, Miguel Arenhardt, ressalta o interesse e mobilização dos empresários locais. De acordo com ele, as expectativas são muito positivas. “Várias empresas contrataram projetos, fizeram investimentos consideráveis. Muito por acreditar que a feira é uma oportunidade.”

Para ele, o entusiasmo tem relação com a retomada econômica, diante dos números de empregabilidade da região, junto com a alta produtividade das organizações. A partir disso, frisa a diversidade dos segmentos que estarão expostos. “Comemoramos os 100 anos da Acil e há uma perspectiva muito boa de que conseguiremos contemplar todos. Estamos na contagem regressiva.”

Herança da arte

O painel de 200 metros quadrados na entrada do parque chama atenção. Na pintura, o paredão de Carneiros, marco zero na formação de Lajeado. Também presentes representações de todas as etnias que formam a diversidade regional.

O trabalho feito por Flávia Pozzobon, Luana Rohr, Maiara Bauer e Samuel Hergesell, com apoio de Júlio Delazeri, começou faz dez dias e ficará de herança após a feira. “Pensamos em algo que diga respeito a identidade regional. Estamos muito felizes, pois as pessoas se surpreendem, comentam e parecem gostar”, diz Flávia.

Luana reforça essas palavras. “Esses dias estavam dois senhores fazendo uma caminhada. Um deles passou e disse: olha, é o paredão de Carneiros. Legal perceber que as pessoas reconhecem o significado o painel”, realça. O material está nos retoques e deve ficar pronto entre hoje e amanhã.

Arquitetura e Design

Ambientes projetados por profissionais da região, em que apresentam conceitos, tendências e inspirações. Esse são os objetivos da Mostra de Arquitetura e Design. Conforme uma das coordenadoras, a arquiteta Marta Peixoto, há locais para exposição e para os escritórios locais.

De acordo com ela, frente ao pós-pandemia, a residência das pessoas precisa ser repensada. “Agora há uma tendência para de locais abertos, arejados, para usos múltiplos. Conceitos que acompanham o dinamismo da vida moderna, das novas necessidades.”

Pintura na entrada do parque simboliza a formação do Vale do Taquari. Trabalho começou faz dez dias e deve ficar pronto entre hoje e amanhã. Crédito: Filipe Faleiro

 

Acompanhe
nossas
redes sociais