Um dilema para Leite

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Um dilema para Leite

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O anúncio da neutralidade de Eduardo Leite sobre a presidência da República neste segundo turno pode ser decisivo na eleição para o governo gaúcho. Os eleitores de Edegar Pretto (PT) esperavam de Leite apoio para Lula. Como isso não ocorreu, os petistas estão liberados para votar nele, ou não.

A recomendação do partido é não votar em Onyx (este sim adversário), mas será que toda a conversão de votos dos petistas se dará para o tucano? E os eleitores de Jair Bolsonaro que votaram em Leite no primeiro turno, agora, dia 30, vão se posicionar da mesma forma? Voto ideológico ou voto trocado (partidos diferentes)?

A sinuca de bico de Eduardo Leite pode ser maior do que ele próprio imagina. Seu grande desafio será: reverter a vantagem bolsonarista, conquistada no primeiro turno e evitar que os votos migrem 100% para seu adversário e conquistar os esquerdistas que não querem a direita no poder, sem escancarar apoio a Lula. Vamos ver se a estratégia “murista” dará certo.

Crédito: Divulgação


O que separava, agora une

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, anunciou a entrega da iluminação nos silos do Porto para o dia 21 deste mês. Ele quer um “grande evento” para unir Lajeado e Estrela pelas águas do Rio Taquari. “A água que separava é a água que vai nos unir”, disse em seu discurso no evento dessa terça junto ao Rio Taquari. Também falou que pretende se aproximar mais do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e o parabenizou pelo aniversário.


Foram comedidos

Presidente do Setcergs (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande do Sul), Sérgio Gabardo; e presidente da Fetransul, Afrânio Rogério Kieling, participantes e idealizadores do 1º Congresso de Logística dos Vales, foram comedidos em suas falas quanto ao cenário da eleição nacional.

Ambos defendem o atual presidente Jair Bolsonaro e aguardava-se uma manifestação mais contundente sobre a reeleição. Usaram bem as palavras e deixaram o recado, sem citar o nome do presidente. O único que citou Bolsonaro em sua fala foi o prefeito Elmar Schneider, agradecendo pela liberação do porto ao município.


Embaixador em Brasília

O município de Estrela entregou ao empresário Valmir Biberg do Nascimento o título de Embaixador de Estrela. Prefeito Elmar Schneider e ele trabalharam juntos na Rodoviária de Estrela. Hoje, o empresário é dono do Hípica Hall, ponto tradicional de Brasília, e recentemente abriu o Açougue do Berg, mais que um restaurante, um espaço de contemplação à gastronomia com 700 lugares e 200 funcionários, tornando-se referência gastronômica da capital federal. É o segundo Embaixador nomeado pelo município. O primeiro foi o Padre Alessandro Campos.

Crédito: Divulgação


Curtas:

* O feriado nacional desta quarta-feira deve levar uma legião de políticos, especialmente candidatos a governador que não venceram no primeiro turno, para rezas junto a Nossa Senhora de Aparecida. Toda ajuda, nesta hora, vale a pena.

** Foram em 17 das 27 unidades da federação que tiveram pelo menos um candidato a cargo majoritário com candidatura anulada. Quatro só no Rio de Janeiro.

** Durante execução do hino nacional, no jogo entre Bahia e Brusque na Fonte Nova, apoiadores de Lula faziam L e cantavam “olê olê olá Lula” enquanto os defensores de Bolsonaro encenavam rajadas de metralhadora no ar.

** A internet está cada vez mais parecendo o velho oeste americano. Uma terra sem lei.

Acompanhe
nossas
redes sociais