Parque do Imigrante e orla recebem obras para a Expovale

A 34 DIAS DO EVENTO

Parque do Imigrante e orla recebem obras para a Expovale

Comissão organizadora intensifica preparativos. Programação deste ano será unificada com a Construmóbil e reúne 400 expositores

Por

Parque do Imigrante e orla recebem obras para a Expovale
Parede de 200m² do Pavilhão 4 recebe pintura artística em homenagem aos imigrantes. Crédito: Divulgação
Lajeado

Pintura artística em homenagem aos imigrantes e obras para receber embarcação turística. Esses são serviços iniciados esta semana e fazem parte dos preparativos para a Expovale + Construmóbil. A feira conjunta ocorre de 10 a 15 e de 17 a 20 de novembro, em Lajeado.

No caso da obra artística, o trabalho é feito na parede de pavilhão do Parque do Imigrante em uma área de 200 metros quadrados. A técnica do muralismo é desenvolvida por quatro artistas: Flavia Gomes, Samuel Hergesell, Luana Silveira e Maiara Leonhardt.

A iniciativa da comissão organizadora visa aproximar a população da história de Lajeado, do Rio Taquari e suas características de flora e fauna de forma artística. O desenho traz uma composição contemporânea de representatividade e inclusão.

“Por meio da arte queremos fazer uma grande homenagem à cidade de Lajeado. Vamos representar cada imigrante, a sua cultura, indumentária, cultivos e belezas, mostrando o que imigrantes agregaram ao Vale do Taquari”, destaca Flavia Pozzobon.

As duas feiras que ocorrem de forma conjunta este ano devem reunir cerca de 400 expositores. No espaço da agricultura familiar são mais 47 estantes para agroindústrias. Já o turismo, recebe atenção especial com a Avenida dos Municípios e passeios do Cisne Branco. O evento é organizado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) em parceria com o município.

Obras na orla

Em paralelo, o governo municipal promove adequações no Porto dos Bruder para permitir que a embarcação Cisne Branco possa atracar no local. Entre os trabalhos, a instalação de bases de ferro ao longo de 50 metros. Também será construída uma barreira de pneus para evitar o atrito do casco com as pedras.

Uma balsa, que servirá para conduzir os passageiros até o barco, também está prevista no projeto. A estrutura deverá ser concluída em novembro. Com 40 metros de comprimento e três andares, o Cisne Branco possibilita passeios durante a programação da tradicional feira do Vale do Taquari.

A expectativa é que sejam oferecidos quatro viagens por dia, com duração de uma hora e 30 minutos , cada. Também estão previstos jantares temáticos, com destaque para as culturas de maior influência no Vale, como a italiana e alemã, além de apresentações artísticas.

Acompanhe
nossas
redes sociais