Eleições de 2002

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Eleições de 2002

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há exatos 20 anos, no dia 6 de outubro de 2002, mais de 115 milhões de eleitores iam às urnas para votar no 1º turno. Naquele ano, o Vale do Taquari elegeu 3 deputados. A nível estadual, se reelegeram Elmar Schneider, com 46 mil votos, e Luis Fernando Schmidt, com 38 mil. Para deputado federal, Enio Bacci também foi reeleito, com mais de 80 mil votos. E como senadores, o estado elegeu Paulo Paim e Sérgio Zambiasi.

Em Cruzeiro do Sul, uma das urnas deu problema e a votação teve de ser por cédula. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Naquele ano, as eleições para presidente e governador foram para o 2º turno aqui no Rio Grande do Sul. A decisão final ficou para o dia 27 de outubro, quando, no RS, Germano Rigotto se elegeu com 52,6% dos votos e, no Brasil, Lula venceu com 61,2%, contra 38,7% de José Serra. Aqui na região, a comercialização de bebida alcóolica foi proibida na véspera e no dia do pleito, para evitar tumultos.


Hoje é Dia do Tecnólogo e Dia Mundial da Paralisia Cerebral/ Santo do dia: São Bruno


HÁ 50 ANOS

2º Festival do Chope em Teutônia

O ginásio do então Colégio Agrícola Teutônia sediava o 2º Festival do Chope há 50 anos. O evento reunia mais de 1,7 mil pessoas que, conforme nota do Jornal Nova Geração, consumiram mais de 3 mil litros de chope. Na noite, também foi eleita a corte do Festival: para Rainha, Ane Drebes, e como Princesas, Silvana Dahmer e Rosane Reinheimer.


Inspeção de Saúde em Lajeado

Cinquenta anos atrás, o antigo Ministério do Exército realizava uma inspeção de saúde em Lajeado. Na época, estavam convocados todos os jovens nascidos em 1954 no município, ou seja, que completavam 18 anos em 1972. A inspeção seria no Pavilhão de Educação Física da Escola Normal Madre Bárbara. Em Estrela, a inspeção de saúde seria no dia 21 de outubro.


Enquanto isso…

Viagem à Antártida – Cinquenta anos atrás, a Folha de São Paulo trazia uma matéria especial sobre o turismo na Antártida. Há cinco décadas, turistas visitavam o continente gelado e inóspito em uma viagem de cruzeiro que durava quase um mês.

Acompanhe
nossas
redes sociais