Pouca renovação da bancada gaúcha na câmara federal

ELEIÇÕES 2022

Pouca renovação da bancada gaúcha na câmara federal

Entre os deputados eleitos pelo RS, maior bancada fica com PT e aliados, que elegeram sete nomes. Em seguida, está a nominata do PL, com quatro cadeiras. MDB, Progressistas e Republicanos ficaram com três cadeiras cada

Por

Pouca renovação da bancada gaúcha na câmara federal
Foto: Divulgação

As siglas que foram ao segundo turno na disputa presidencial aparecem como as principais bancadas na câmara dos deputados. O PT e PL elegeram o maior número de deputados. A Federação PT/PCd B e PV ficou com sete parlamentares. O PL ficou em segundo lugar com quatro.

A coligação Cidadania/PSDB também cresceu em relação a 2018, passando de duas para três cadeiras. O MDB e o PP ficaram com três vagas cada um. Perderam e reduziram na comparação com o último pleito, quando ambos garantiram quatro vagas.

O partido Republicanos também ficou com três cadeiras. Em seguida, o PDT com duas (uma a menos de 2018). NOVO, Podemos, União Brasil, PSB, PSD e a filiação PSOL/Rede, asseguraram uma representação.
Uma das marcas dessas nominatas é a pouca renovação. Das 31 cadeiras, 23 ficarão com políticos reeleitos. Este ano oito políticos ingressaram na câmara. Em 2018 foram 11 novatos como deputados federais.

O parlamentar mais votado foi Luciano Lorenzini Zucco (Repulicanos), com 259.023 votos. Natural de Alegrete garantiu o primeiro mandato como deputado federal. Ficou à frente de Marcel Van Hattem (Novo).
Mais votado no país

Com quase 1,4 milhão de votos, Nikolas Ferreira (PL) foi o nome mais votado do país à Câmara dos Deputados. Representante de Minas Gerais, o político de 26 anos se destacou em 2020, sendo o segundo vereador mais votado da história de Belo Horizonte.

Função do deputado federal

Representante do povo no Congresso Nacional, o deputado federal tem duas atribuições principais estabelecidas na Constituição: legislar e fiscalizar. Nos últimos anos, eles têm ganhado cada vez mais poder e relevância, sobretudo na definição do Orçamento, com indicação de emendas às localidades.

Na parte da legislação, os deputados podem apresentar projetos de lei, emendas em projetos de governo e também discutem alterações e reformas na Constituição. Na parte da fiscalização, eles criam e integram comissões parlamentares de inquérito, convocam autoridades, fiscalizam com auxílio do Tribunal de Contas da União e também requerem informações a órgãos governamentais.

Quanto a participação popular, os deputados federais podem propor audiências públicas, projetos de iniciativa popular e também discutem questões relevantes nacionais e locais e se reúnem com grupos da sociedade.

Por fim, na questão do orçamento, eles financiam projetos estaduais com emendas de bancada, destinam emendas individuais impositivas para saúde e outras áreas, recomendam projetos ao relator do orçamento e negociam liberação de verbas para prefeituras com ministros e órgãos federais.

Acompanhe
nossas
redes sociais