Não deu. De novo

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

Não deu. De novo

Por

Atualizado segunda-feira,
03 de Outubro de 2022 às 09:50

Vale do Taquari

Mais uma vez, ficamos sem eleger um deputado do Vale. Para estadual chegamos bem perto, com Maneco Hassen (PT) que fez até mais votos do que ele mesmo imaginava necessitar para se eleger, mas para federal passamos longe de lograr êxito.

É triste. Uma região que cresce acima da média, que goza de um índice de desenvolvimento acima da média e conseguiu um protagonismo importante durante o pleito eleitoral – inclusive com debate com os candidatos a governador – não consegue eleger representantes locais.

Foram 148 mil votos depositados em um dos nossos candidatos a deputado estadual. Não é pouco. Mostra que bem mais da metade dos eleitores regionais atenderam ao chamado e confiaram o voto a um de nossos representantes. No entanto, como o número de concorrentes locais foi grande – como tem sido nos últimos anos – os votos se diluíram e foram insuficientes para colocar um dos postulantes para dentro da assembleia legislativa.

Para o Congresso Federal o número de votos somados pelos nossos representantes foi pífio. Não chega a 70 mil votos do total dos 292 mil eleitores da região.

Ou seja, continuaremos a margem em termos de força política na assembleia e no congresso. É frustrante. Esta orfandade não combina, repito, para uma região que apresenta os níveis de desenvolvimento como os nossos.

A falta de sensibilidade e comprometimento de quase todos os partidos, exceto o PT, que não fecharam questão em torno de nomes que tinham reais possibilidades de somar votos suficientes, contribui, e muito para este nosso desempenho. E diante desse entendimento individualista e não de desenvolvimento regional dos partidos, não dá nem para cobrar melhor consciência dos eleitores.

Acompanhe
nossas
redes sociais