Carreata celebrava vitória de patinador

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Carreata celebrava vitória de patinador

Por

Há 20 anos, uma carreata homenageava o patinador lajeadense Marcel Stürmer. Ele recém havia voltado da Alemanha, onde tinha disputado o Campeonato Mundial de Patinação, em que conquistou medalha de bronze para o Brasil. Na competição, Stürmer disputou com outros 18 atletas, de nove países.

Stürmer desfilou pelas ruas de Lajeado em um carro do Corpo de Bombeiros, junto da treinadora Jaqueline Nonnenmach. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo do Vale


Codevat definia prioridades

Na semana derradeira das Eleições de 2002, o Codevat (Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari) se reunia com os candidatos a deputado da região para alinhar estratégias. Na ocasião, um guia com os interesses regionais era apresentado aos postulantes.

Entre as prioridades, definidas pela entidade junto a lideranças regionais, estava a duplicação da BR-386 no trecho de Tabaí-Estrela e da RS-130, de Arroio do Meio à RS-453. Outra sugestão seria o aproveitamento da Barragem de Bom Retiro do Sul para a geração de energia elétrica.

Quase 20 anos depois, em 2018, foi inaugurada a duplicação da BR no trecho Tabaí-Estrela e, neste ano, a Certel anunciou a construção de uma hidrelétrica junto à Barragem.


Enquanto isso…

Ameaças no Rio – Há 20 anos, o comércio e as escolas fechavam em diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro. O motivo eram as muitas ameaças registradas na semana, todas ligadas a traficantes. As autoridades da época consideravam que era uma resposta do tráfico à prisão de Elias Maluco, algumas semanas antes.


HÁ 50 ANOS 

Viagens de ônibus pela Tabaí-Canoas

Cinquenta anos atrás, os primeiros ônibus começavam a trafegar pela mais nova rodovia: a BR-386, no trecho Tabaí-Canoas. A pista havia sido inaugurada alguns meses antes, mas os ônibus só iniciaram o trajeto em outubro.

Conforme conta o Jornal Nova Geração, com a nova pista, o percurso de Lajeado-Estrela-Porto Alegre diminuía em 28km. Na época, a Expresso Azul Transportes, empresa aqui da região, passaria a trafegar com todos os seus ônibus pelo novo trajeto, apenas um permaneceria no percurso por Montenegro.


Madrinha do Sete de Setembro

Há 50 anos, o Clube Esportivo Sete de Setembro, de Lajeado, anunciava sua nova madrinha. Com 16 anos na época, a jovem era Miriam Teresinha Bohn, filha de Cláudio e Olmira Bohn. Ela era aluna da Escola Normal Madre Bárbara.

Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo do Vale


Enquanto isso…

A Nova Paulista – Cinquenta anos atrás, iniciavam as obras do projeto “Nova Paulista”, na cidade de São Paulo. A ideia era elaborada desde 1967 e previa transformar a Avenida Paulista em um calçadão e mover o fluxo de veículos para o subsolo. Durante os anos 1970, diversas obras foram iniciadas e até mesmo parte de um túnel foi feito. Mas o projeto não foi adiante.

Acompanhe
nossas
redes sociais