Pesquisa expõe desafios da mão de obra nas indústrias

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Pesquisa expõe desafios da mão de obra nas indústrias

Por

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) revela um cenário preocupante em relação à oferta de mão de obra qualificada. Os dados expõem um panorama em nível estadual onde o Vale do Taquari também se identifica diante das dificuldades para contratar trabalhadores.

A sondagem indica que na área de produção, 99% das indústrias enfrentam problemas na busca por técnicos e, 98,1%, por operadores. O levantamento ainda indica que setores de pesquisa, desenvolvimento, vendas e marketing também encontram entraves para contratar pessoal capacitado. Nesse caso, mais de 90% das empresas têm dificuldades de preencher vagas.

Mesmo com o desemprego elevado, os resultados apontam que o problema da falta de profissionais qualificados afeta 64,4% das indústrias, principalmente as de pequeno porte (77,6%) e atinge todas as áreas e categorias profissionais. Entre as empresas de médio e grande porte é um problema para 63,5% e 58,3%, respectivamente.

O levantamento ainda indica que 97,2% das indústrias gaúchas concordam que precisam investir na qualificação do trabalhador, mas 79,6% têm dificuldade de efetivar o investimento. Essa sondagem foi desenvolvida entre 1° e 11 de julho com 219 empresas, sendo 49 pequenas, 74 médias e 96 grandes.

Crédito: Divulgação


Certaja investe na capacitação dos profissionais

As equipes da Certaja Energia e Desenvolvimento participam de uma série de atividades de qualificação. As ações integram os princípios de qualidade nos serviços e atendimentos aos cooperados.

Os cursos contaram com diferentes módulos para técnicos que atuam na instalação e substituição de equipamentos e operação. A capacitação desenvolvida na sede social da Certaja contou com apoio do Sistema Sescoop-RS e foi ministrada pelo instrutor do Colégio Teutônia, Jonas Schilling.

O programa de qualificação ainda teve com parceria e integração de equipes da Cerfox, em Fontoura Xavier. De acordo com o vice-presidente da Certaja Energia, Ederson Madruga, o objetivo não é apenas qualificar para atender demanda externa, mas, em especial, colaborar com o desenvolvimento pessoal dos profissionais.

Crédito: Divulgação


Certel incentiva equipe para práticas sustentáveis

Durante o mês de setembro em alusão ao Dia da Árvore a cooperativa promoveu conscientização com os funcionários sobre os recursos naturais. Com esse propósito, a cooperativa promoveu atividade que incentiva a semeadura de espécies como Chal Chal, Angico, Ipês Amarelo e Roxo. A ação também prevê o uso de composto oriundo de resíduos orgânicos gerados na sede administrativa e deve se transformar na Floresta Certel. O espaço ainda será essencial para a recuperação das áreas de preservação permanente do Arroio Harmonia.

Crédito: Divulgação


RÁPIDAS

Projeto regional – Transformar passivos ambientais em fonte de recursos é o propósito de projeto regional que conta com apoio da Univates. A iniciativa foi indicada para compor a votação da Consulta Popular no Vale do Taquari por meio da área de inovação, ciência e tecnologia. A ideia surgiu a partir da necessidade de melhor aproveitar dejetos de suínos e resíduos industriais para geração de energia.

Usina fotovoltaica – O município de Capitão inaugurou ontem uma usina fotovoltaica na escola Mundo Criança. O projeto para gerar energia a partir de 160 placas conta com parceria da cooperativa Certel e deve abastecer as cinco instituições da rede municipal. A estimativa é que sejam gerados 8,5 mil Kwh/mês e proporcione economia mensal de R$ 6,5 mil. O custo total com a instalação supera os R$ 370 mil com expectativa de retorno do investimento em cinco anos.

Valor dos aluguéis – O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), considerado a inflação do aluguel, caiu 0,95% em setembro, após queda de 0,70% no mês anterior. Com o resultado, o índice acumula alta de 6,61% no ano e de 8,25% em 12 meses. Em setembro de 2021, o índice havia caído 0,64% e acumulava alta de 24,86% em 12 meses. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais