Grupo Giovanoni e o espírito empreendedor da mulher que vence preconceitos

Lajeado Empreendedora

Grupo Giovanoni e o espírito empreendedor da mulher que vence preconceitos

Fundada há 22 anos, consultoria especializada em gestão superou, além da competição do mercado, preconceitos de gênero por ter a direção de uma mulher

Por

Atualizado sexta-feira,
18 de Setembro de 2022 às 17:18

Grupo Giovanoni e o espírito empreendedor da mulher que vence preconceitos
Ana Giovanoni fundou a empresa em 2000, após uma jornada de 15 anos de especialização em Qualidade. (Foto: J. J. Silva)
Gustavo Adolfo 2 - Lateral vertical - Final vertical

Criado em 2000, em Lajedo, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da gestão das organizações do Vale do Taquari, o Grupo Giovanoni tem uma origem no primeiro ambiente que todos têm com uma formação: a sala de aula. Isso porque Ana Giovanoni, fundadora e diretora da empresa, começou sua carreira como professora de química.

A empreitada à frente das turmas começou quando ela ainda era adolescente e precisou ser emancipada para poder dar aula. A jornada desafiadora continuou enquanto cumpria jornada tripla, entre trabalho e a graduação em Nutrição. E foi durante uma aula em uma das principais escolas privadas de Lajeado que Ana perguntou se uma aluna faria a conexão entre seu pai, diretor de um dos maiores grupos empresariais da época, e ela. O objetivo? Propor assessoria em nutrição.

“Ele topou o encontro e também o projeto: 30 dias para auxiliar nos processos das refeições. O resultado foi uma significativa economia. E, assim, em 1985, comecei uma jornada que durou 15 anos”, conta Ana.

Logo após iniciar sua carreira na empresa, após uma viagem para o Japão, o presidente do grupo resolveu contratar uma consultoria para implantar a Qualidade Total. Como Ana já liderava o Serviço de Nutrição Coletiva do Grupo Empresarial, participou dos cursos sobre os Princípios da Qualidade Total, o Programa 5S e as Ferramentas da Qualidade. “Eu me identifiquei e me apaixonei pela essência destes fundamentos e me engajei em vários grupos de Círculo de Controle de Qualidade, os CCQs, implantados na época”, lembra.

A jornada de especialização na área apenas aumentou e, atrelada à bagagem como educadora, Ana decidiu fundar a Giovanoni Consultoria para compartilhar tudo o que havia aprendido sobre gestão, cultura da qualidade e papel da liderança neste contexto. Contudo, o caminho do empreendedorismo passou também pelos desafios de gênero vividos especialmente pelas mulheres. Exemplo disso é o caso em que teve que superar a indisposição de uma grande empresa do segmento de infraestrutura viária de Porto Alegre em negociar com ela, simplesmente, por ser mulher.

“Quando cheguei na reunião e me apresentei, a secretária visivelmente se surpreendeu. Eles esperavam um homem. Quando fui recebida e apresentei meu currículo, eles queriam encerrar o quanto antes o encontro. Pedi 15 minutos. A partir disso, foram mais de dez anos de parceria de trabalho”, conta.

Ao longo desta trajetória de 22 anos, o Grupo Giovanoni tem colaborado diretamente com o desenvolvimento de políticas de gestão em diversas empresas do Vale. Um exemplo não só de empreendedorismo, mas que também demonstra a força que as mulheres da nossa região têm. 

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais