Nakombê Sushi Bar traduz o perfil inovador que Lajeado desenvolveu

Lajeado Empreendedora

Nakombê Sushi Bar traduz o perfil inovador que Lajeado desenvolveu

Desenvolvido originalmente como um food truck em 2015, restaurante se tornou uma referência de consumo, que ilustra o crescimento econômico e cultura de Lajeado

Por

Atualizado segunda-feira,
10 de Setembro de 2022 às 09:47

Nakombê Sushi Bar traduz o perfil inovador que Lajeado desenvolveu
A partir da conquista de uma Kombi 1973, Gustavo criou uma das principais referências gastronômicas de Lajeado. (Foto: J. J. Silva)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Gastronomia pode traduzir o desenvolvimento de uma cidade? No caso do Nakombê Sushi Bar, sim. Um dos principais pontos de encontro e entretenimento de Lajeado, o restaurante nasceu há sete anos como forma de dar continuidade ao espírito cosmopolita de seu idealizador, Gustavo Johann – ou Gusta, como é conhecido. Porém, em vez de um empreendimento situado em alguma região nobre, a escolha foi uma kombi.

Após um período de intercâmbio na Bélgica, o morador de Lajeado decidiu continuar sua carreira num mercado em que pudesse continuar viajando. Assim, por cinco anos, atuou como comissário de bordo. Durante esse período, sua base era Florianópolis (SC). E foi lá que descobriu tanto seu apreço quanto sua aptidão com a cozinha oriental.

“Em Floripa, morávamos com uma galera. Um dos colegas era um japonês que sabia fazer sushi. Quando havia alguma reunião de amigos, fazíamos sushi. Como eu era o auxiliar oficial, comecei a aprender ali”, explica Johann.

No mesmo período, um sonho foi realizado: Gusta comprou uma Kombi 1973. O clássico automóvel ilustrava o seu espírito aventureiro. Tanto é que não demorou para Gusta decidir tornar o veículo parte de uma importante mudança de vida. Ele decidiu reformar a kombi e transformá-la em um food truck. O serviço? Sushi, é claro.

De volta a Lajeado, Gusta reformou o veículo e começou a circular em eventos locais, públicos e privados, com o food truck. Não demorou para que o público passasse a procurar o Nakombê e novas necessidades surgiram: um local para recepcionar os consumidores. Assim, em um terreno da família no bairro Hidráulica, o food truck foi instalado e uma nova estrutura foi erguida.

“Lajeado é uma grande cidade, com pessoas viajadas, com bagagem e abertas a outras culturas. Originalmente, nosso público era jovem, até porque não havia sushi por aqui. Hoje, sabemos que temos contribuído com a disseminação desse cardápio”, avalia Johann.

Se antes a intenção do empresário nem era ficar em Lajeado, mas sim viajar com a Kombi; hoje o Nakombê Sushi Bar emprega mais de 30 profissionais e se tornou uma referência. Mais uma prova do espírito empreendedor da cidade.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais