Contemplação (e renda) no Vale do Taquari

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Contemplação (e renda) no Vale do Taquari

Por

O programa Frente e Verso já foi apresentado em diversos pontos da região e do Estado. É um modelo itinerante que “transporta” o ouvinte aos mais diversos rincões do Rio Grande do Sul. Ontem, mais uma vez, o cenário escolhido para a programação matinal da Rádio A Hora 102.9s foi pra lá de especial. O estúdio móvel foi montado no belíssimo mirante instalado no mais novo empreendimento turístico da região alta do Vale do Taquari, o Belvedere Encantado (foto). O deck está a uma altura de 75 metros do chão, e garante uma privilegiada vista para uma das tantas “ferraduras” do Rio Taquari. Um lugar único. E inspirador.

Além da beleza natural, o programa traduziu o case de sucesso dos proprietários. A família quase havia desistido da propriedade no alto da Linha Chiquinha, após longas décadas de trabalho braçal na agricultura familiar. Sem muitas perspectivas de renda, e com a fome necessária aos empreendedores que buscam inovar e criar produtos ou serviços neste país de tantas burocracias, os novos empresários apostaram na excelência e não mediram esforços para caprichar nos detalhes necessários aos olhos do turista. O antigo potreiro virou um “Garden”. O rústico paiol é agora uma cafeteria. Tudo virou renda. É a receita ao sucesso!

Crédito: Divulgação


Onyx e Leite à frente no Vale

O Vale do Taquari parece ter escolhido os seus candidatos favoritos para comandar o Rio Grande do Sul a partir de janeiro de 2023. Conforme a pesquisa divulgada hoje pelo Grupo A Hora, Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) aparecem bem à frente dos demais adversários, nas perguntas espontânea e estimulada, com uma breve vantagem para o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL). Da mesma forma, e na questão estimulada, o índice de indecisos é relativamente baixo (21%). Ou seja, não deveremos ter surpresas no domingo.


É hora de gastar a sola!

A pesquisa divulgada ontem pelo Grupo A Hora, sobre a intenção (espontânea) de votos regionais para os cargos eletivos de deputado estadual e federal, precisa servir de estímulo para os eleitores, correligionários e políticos ligados de forma genuína com o Vale do Taquari. Conforme a análise, quase 80% dos eleitores entrevistados pretende votar em candidatos locais para uma vaga na Assembleia Legislativa, e pouco mais de 70% quer votar em postulantes locais para o Congresso Nacional. São dados valiosos e que precisam ser devidamente celebrados e aproveitados pelos candidatos e seus respectivos coordenadores.


“Município amigo da vacina”

Crédito: Divulgação

Em reconhecimento e incentivo à vacinação, o Ministério Público do Estado lançou, ontem, o selo “Município Amigo da Vacina”. O selo será destinado aos municípios gaúchos que atingirem a meta preconizada pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que é de 95% de crianças menores de cinco anos de idade.

Nas páginas 6 e 7, matéria do colega Filipe Faleiro traça um panorama da situação regional. e, na comparação com o Estado e o país, a informação é de que o Vale do Taquari está mais perto de atingir a meta.


Hauschild e o MP

Secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild se reuniu ontem com o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado, Marcelo Lemos Dornelles, e a presidente do Tribunal de Justiça, Iris Helena Medeiros Nogueira.

Eles assinaram a renovação, por mais cinco anos, do termo de cooperação para implantação e consolidação do método adotado pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) nas comarcas gaúchas. Pelo acordo firmado em 2017 e renovado agora, cabe ao MPRS gerenciar e viabilizar a destinação e a cessão às Apacs de verbas ou bens decorrentes dos termos de ajustamento de conduta, colaborações premiadas, acordos de persecução penal, entre outros.

Crédito: Divulgação


TIRO  CURTO 

ERRATA. Diferentemente do que foi publicado na edição de ontem, a reunião-almoço da Acil com o candidato a governador Roberto Argenta (PSC) ocorre na quinta-feira, dia 29. Já as inscrições para o evento se encerram hoje.

• O governo de Lajeado convoca a comunidade para uma audiência pública para apresentação do Relatório de Gestão Municipal da Saúde, relativo ao 2º quadrimestre. O evento ocorre no dia 30 de setembro, às 9h, na sede do Legislativo.

• A diversidade na produção agroecológica é tema de evento que acontece na Universidade do Vale do Taquari (Univates) no dia 7 de outubro. O 3º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales é aberto à comunidade em geral e já recebe inscrições.

• A câmara de Encantado realiza sessão extraordinária nesta quinta-feira, às 18h. Em pauta, o regime jurídico e o regime próprio de previdência social dos servidores públicos efetivos do poder público municipal.

• O governo municipal de Doutor Ricardo pretende fomentar investimentos na pista de pouso e decolagem de aeronaves localizadas no interior do município, onde já existe inclusive um hangar para pequenos aviões. Um fato curioso. Afinal, poucos sabem da existência desse espaço no Vale do Taquari.

• Mais uma vez: é profundamente lamentável ver agentes públicos utilizando inclusive a máquina pública (leia-se assessores parlamentares) para fazer campanha para candidatos de fora do Vale do Taquari. As imagens estão disponíveis nas redes sociais. Basta pesquisar e cobrar de quem luta contra a nossa própria região.

• Lamentável, também, o uso do plenário da câmara de Lajeado para campanha eleitoral indireta. Os detalhes estão na pagina 3.

Acompanhe
nossas
redes sociais