INDECISÃO na reta final

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

INDECISÃO na reta final

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A última pesquisa encomendada e divulgada pelo Grupo A Hora mostra que o eleitor regional ainda está bastante indeciso com relação à Assembleia Legislativa. Conforme os dados, e faltando menos de uma semana para o dia do pleito, 63% dos pesquisados ainda não sabe em quem vai votar para o cargo de deputado estadual. É um índice bastante expressivo, e que precisa servir de alento a todos os postulantes da nossa região. Afinal, tem muito voto no mercado e, também de acordo com a pesquisa, quase 80% dos entrevistados pretende votar em um candidato ligado de forma genuína com o Vale do Taquari.

Crédito: Divulgação


Última (e derradeira) reunião-almoço

Amanhã ocorre a última reunião-almoço da Acil com candidatos a governador do estado. Desta vez, o convidado será o empresário do ramo calçadista, Roberto Argenta (PSC). Com o fim deste breve envolvimento político da associação lajeadense, a sensação é de alívio por parte de alguns integrantes da diretoria.

E isso é compreensível. Afinal, a Acil deixou a zona comum de atuação e ingressou no âmbito político, quase partidário. Algo que, inevitavelmente, gerou ruídos com outros setores e agentes da sociedade de Lajeado.


Muita calma nesta hora

Entramos na semana decisiva para o pleito geral de 2022. A partir desta terça-feira, restam mais cinco dias até o aguardado domingo das eleições no Brasil. E o clima precisa melhorar. Externamente, ainda é possível vislumbrar a paz. Mas, nas entrelinhas do cotidiano, o sentimento é de extrema tensão entre as duas alas ideológicas que polarizam o debate em âmbito nacional.

Provocações agressivas partem de todos os lados e a situação tende a piorar no fim de semana. E tudo isso não leva a nada. Ao fim de tudo, é preciso seguir a vida e respeitar o resultado das urnas. Não há outro jeito de conviver em sociedade. Doa a quem doer. Portanto, muita calma nesta hora e muita serenidade para respeitar o voto alheio.


Multa por vídeo

O governo de Lajeado acerta em cheio ao fiscalizar veículos (e pessoas) por meio de videomonitoramento nas imediações da Universidade do Vale do Taquari (Univates). O espaço entre as avenidas Avelino Tallini e Alberto Muller é muito mal utilizado por alguns arruaceiros, e quem utiliza de forma correta merece uma atuação mais contundente por parte das forças de segurança. Aliás, quem merece ainda mais são os moradores do bairro Universitário, que escolheram aquela área da cidade em função da tranquilidade. E tomara que as câmeras resolvam uma parte do complexo problema.

Crédito: Arquivo A Hora


TIRO CURTO

• Nos bastidores da política lajeadense, alguns analistas preveem uma futura disputa pela cadeira do Executivo municipal entre dois candidatos a deputado estadual.

• O Parque do Imigrante, em Lajeado, merece um investimento significativo na reforma e ampliação da estrutura.

• Em Arroio do Meio, a falta de união entre os ex-prefeitos do MDB pode facilitar uma eventual tentativa de reeleição por parte do atual prefeito, Danilo Bruxel (PP).

• O PDT de Arroio do Meio está bem engajado na campanha de José Scorsatto (PDT) a deputado estadual.

• Em Estrela, parte da sociedade civil busca formas de quitar as dívidas da Vovolândia e da Sociedade Rio Branco. Eles querem evitar os leilões das respectivas sedes sociais.

• A câmara de Encantado aprovou o projeto de lei que autoriza a abertura de crédito especial de R$ 168 mil provenientes da redução parcial de dotações orçamentárias. Parte do recurso será utilizada para a aquisição e instalação de um novo elevador na prefeitura.

• Márcia Scherer (MDB), Maneco (PT), Gláucia Schumacher (PP) e Jonatan Brönstrup (PSDB) aparecem com maior preferência junto ao eleitor regional, conforme pesquisa divulgada hoje. Os quatro possuem mais de 5% das intenções de voto na pergunta espontânea. Mas eu não ficaria surpreso se um candidato que não consta nesta lista obter êxito no domingo. Afinal, uma eleição à Assembleia passa necessariamente pela campanha realizada, também, fora do Vale do Taquari.

Acompanhe
nossas
redes sociais