Câmara aprova contratação de 36 professores para 2023

LAJEADO

Câmara aprova contratação de 36 professores para 2023

Vagas visam atender a nova Emei do Bairro Bom Pastor, turmas extras em creches e ao aumento da demanda no próximo ano letivo

Por

Atualizado sexta-feira,
23 de Setembro de 2022 às 09:24

Câmara aprova contratação de 36 professores para 2023
Acordo entre as bancadas, durante a sessão de ontem à noite, abriu caminho para a aprovação do projeto. Crédito: Jaqueline Backes/Câmara de Lajeado
Lajeado

Os vereadores aprovaram, na sessão dessa quinta-feira, 22, o projeto de lei que cria 36 vagas para professores em Lajeado. Conforme o texto, votado mediante acordo entre as bancadas, serão 19 destinadas à Educação Infantil, 15 para anos iniciais e outras duas para os anos finais na disciplina de Educação Física. Também há alterações do plano de carreira do Magistério.

Parte dos profissionais deverá trabalhar na nova Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do Bairro Bom Pastor. Outras vagas serão destinadas para escolas de diferentes bairros que terão ofertas de novas turmas. As demais visam atender ao acréscimo de 207 alunos do primeiro ano e 50 do sexto nas instituições do município, previsto para o ano letivo de 2023. A intenção do Executivo é chamar os profissionais até dezembro.

Outra matéria que recebeu sinal verde trata da utilização de triturador de galhos de árvores provenientes de podas e tombamentos para reaproveitar os resíduos. Um dos exemplos seria a produção de adubo orgânico. Na justificativa, os vereadores Ana da Apama (MDB) e Sérgio Kniphoff (PT) destacaram a economia de recursos públicos quanto ao transporte até o Aterro Municipal e o fator ambiental, pois impede a liberação de gases na atmosfera.

Um terceiro projeto também teve aprovação unânime autoriza o crédito de R$ 900 para a compra de materiais de divulgação do projeto “Melhores Amigos”, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SEMA). Embora estivesse na ordem do dia, a matéria sobre a Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano ainda não foi discutida. O vereador Carlos Ranzi (MDB) pediu vistas, pois, segundo ele, o Executivo precisa modificar e prever os 30% dos recursos para a educação.

Doação de órgãos

Além dos projetos, os parlamentares comentaram sobre a Semana de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos e Construção da Cultura Doadora”. As atividades serão promovidas pelo Legislativa entre os dias 24 e 30 de setembro.

Uma das principais ações ocorre neste sábado, com a “Caminhada Pela Vida”, que terá concentração a partir das 9h, na Casa de Cultura. O grupo seguirá pela Rua Júlio de Castilhos até o Posto Faleiro.

Conforme Lorival Silveira (Progressistas), que passou por um transplante no coração há pouco mais de dois anos, o objetivo, mais uma vez, é conscientizar a população sobre a iniciativa. No dia 28, a partir das 10h, parlamentares, servidores e parceiros deverão fazer uma panfletagem na área central.

Acompanhe
nossas
redes sociais