Final de semana para prestigiar a cultura gaúcha em toda a região

FESTEJOS FARROUPILHAS

Final de semana para prestigiar a cultura gaúcha em toda a região

Encontro de Gaiteiros, shows com artistas renomados e o primeiro “Carreteiraço”. Municípios do Vale do Taquari têm programações diversas para festejar a semana farroupilha. As atividades são abertas ao público. Confira alguns destaques

Por

Atualizado sábado,
17 de Setembro de 2022 às 07:38

Final de semana para prestigiar a cultura gaúcha em toda a região
Entre os destaques da programação farroupilha do Vale do Taquari, está o Encontro de Etnias, em Lajeado, e o 1° Carreteiraço, em Muçum. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

Gaiteiros da região têm um encontro marcado neste domingo, 18, no Parque dos Dick. O evento, que começa às 10h, é inédito na cidade e faz parte da programação da Semana Farroupilha de Lajeado. O Encontro de Gaiteiros terá também a demonstração de trovas.

Conforme um dos organizadores, Claiton Miranda, o evento conta apenas com músicos da região, mas houveram contatos de outras cidades e estados de pessoas interessadas em participar. Entre os gaiteiros do Vale, estão duas crianças, Ezequiel Sackser, de sete anos, e Yasmin Simsen, de 13. Joana Maria, de nove anos, também participa como cantora e compositora. A programação inicia com a trova entre Ari de Souza Fonseca e Miguel Queiroz da Cunha, que participam do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart).

Encontro de etnias

Ainda no sábado, 17, o Parque dos Dick conta com uma programação que une diferentes grupos culturais. Neste ano, o tema da Semana Farroupilha do Rio Grande do Sul, “Etnias do Gaúcho: Rio Grande de Muitas Terras”, foi incorporado por Lajeado.

A partir das 16h30 ocorre a apresentação de dança do Centro de Cultura Afro de Lajeado, do Grupo de Capoeira Oxósse, do grupo italiano Capel de Paia, da Aldeia Foxá e do Centro de Cultura Alemã.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel, essa é uma atividade que merece destaque. “O gaúcho é isso, é uma mistura de diversas etnias e raças”, ressalta.

João Luiz Corrêa em Lajeado e Encantado

Em Lajeado, a noite de sábado, no Parque dos Dick, conta com o show de João Luiz Corrêa, às 20h. O artista também estará em Encantado, no Encontro Farroupilha, no Parque João Batista Marchese, às 23h.

O artista já foi premiado com cinco Discos de Ouro, um Disco de Platina e DVDs de Ouro, sendo o primeiro da música gaúcha. Sucessos como Um Bagual Corcoveador, Fandango em Soledade, Pau Que Dá Cavaco, Gauchão de Apartamento, Quando Tapeia o Chapelão, dentre outros, fazem parte do repertório.

1° Carreteiraço, em Muçum

A atração de sábado em Muçum é o 1° Carreteiraço, organizado pela Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba (Comtur) e CDL. O almoço, que custa R$20 e acompanha salada de repolho e pão, será distribuído no Acampamento Crioulo, montado em frente a Praça da Matriz. A expectativa é vender 300 almoços, sendo 150 kg de arroz e carne.

Ainda no sábado, às 23h, ocorre o Fandango com Grupo Cheiro de Galpão. No domingo, às 20h, é a vez de Os Monarcas subirem ao palco. A Semana Farroupilha de Muçum espera receber mais de 50 mil pessoas.

Show todo o final de semana

Depois do show de Renato Borguetti, na sexta-feira, 16, Estrela terá a apresentação do “Grupo Bate Casco” no sábado, às 20h30. No domingo, é a vez de “Recanto do Costão” e “Os Serranos” animam o público, às 18h.

Teutônia

Em Teutônia, Os Bertussi são a atração principal do sábado. O grupo fará seu show às 22h30, no Pavilhão Multiuso da prefeitura. No domingo, ocorre o Torneio da Vaca Parada, no Piquete Popular do Acampamento Farroupilha. As categorias são Piá, Piazito, Guri e Prenda. Para participar, é preciso estar pilchado.

Diversão e fé

Em Arroio do Meio, o sábado será de risadas. O Guri de Uruguaiana se apresenta às 20h, no CTG Querência do Arroio do Meio. Na manhã de domingo, uma missa crioula ocorre às 10h, também no CTG.

Essa é a primeira vez que a entidade organiza uma festividade farroupilha. Uma estrutura com mais de mil metros quadrados foi montada na área externa do galpão, localizado no bairro São José.

Acompanhe
nossas
redes sociais