Free Turismo nasceu do desejo de desbravar e se tornou referência em Lajeado

Lajeado Empreendedora

Free Turismo nasceu do desejo de desbravar e se tornou referência em Lajeado

Criada em 1995 por Vera Lúcia Riediger, agência nasceu com o objetivo de inovar e proporcionar as melhores experiências aos consumidores do Vale do Taquari

Por

Atualizado quinta-feira,
29 de Setembro de 2022 às 09:49

Free Turismo nasceu do desejo de desbravar e se tornou referência em Lajeado
Vera Lúcia Riediger criou a Free Turismo com o objetivo de traduzir e proporcionar o que a experiência de viajar significa para si: liberdade. (Foto: J. J. Silva)

Todo empreendimento é um sonho realizado. Porém, poucos são sonhos de criança que se tornaram realidade. É o caso da Free Turismo, agência de viagens que há 27 anos atua em Lajeado e atende todo o Vale do Taquari. Criada por Vera Lúcia Riediger, após uma ampla experiência em outra agência da cidade, a empresa nasceu com o objetivo de traduzir e proporcionar o que a experiência de viajar significava para sua criadora: a liberdade.

Segundo Vera, o desejo por viajar era quase uma obsessão. O desejo pela descoberta de novos lugares começou com uma professora de inglês, a dona Trudi, que passava slides sobre a Ilha de Páscoa, no Chile. “Meus olhos brilhavam com aquilo. Sempre tive essa vontade de viajar, conhecer, desbravar o mundo. Quando surgiu a oportunidade, peguei. Amo essa profissão”, conta empolgada.

Vera ressalta, porém, que uma coisa é viajar e outra completamente diferente é trabalhar com turismo. Afinal, a manutenção de uma agência, pela fluidez do mercado e do comportamento do consumidor, é altamente desafiadora. “São muitos detalhes. Trabalhar com companhias aéreas é difícil. É complexo prestar um serviço de qualidade, mas depender de terceiros”, conta.

O desafio é um elemento íntimo na jornada de Vera e da Free Turismo. Primeiro, pela trajetória da própria empresária, que já cursou Letras, trabalhou em banco e manteve uma empresa de semijoias. Foi apenas dois anos após o nascimento da filha, Isadora, que ela entrou de vez no mercado. “Até pensei em lecionar, mas já tinha na minha veia um pouco de empreendedorismo. Sempre gostei da área comercial”, lembra.

Segundo, como na vida de toda mulher no Brasil, a dupla jornada nos negócios e em casa. Esse movimento foi tão bem sucedido que a filha trabalha na empresa desde os 18 anos, após um intercâmbio. “Ela traz essa jovialidade importante pra empresa. Hoje trabalhamos num equilíbrio. Nesse momento, iniciamos um planejamento de sucessão familiar”, explica.

Esse processo está alinhado com a raiz da empresa. Afinal, desde 1995, a Free Turismo atua de olho nas principais tendências não apenas de destinos, mas de tecnologia. O objetivo, segundo Vera, sempre foi inovar e proporcionar as melhores experiências aos consumidores de Lajeado e Vale do Taquari. Na prática, a essência do espírito empreendedor local.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9:

 

Acompanhe
nossas
redes sociais