Acampamento Farroupilha une entidades e evento se consolida em Lajeado

ENTREVISTA NO PIQUETE

Acampamento Farroupilha une entidades e evento se consolida em Lajeado

Em promoção à cultura gaúcha, CTGs trabalham de forma conjunta. Entre as atividades, boi no rolete e porco no tacho

Por

Atualizado terça-feira,
13 de Setembro de 2022 às 09:57

Acampamento Farroupilha une entidades e evento se consolida em Lajeado
Carlos Reckziegel em entrevista à Rádio A Hora (Foto: Deivid Tirp)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A 4ª Semana Farroupilha de Lajeado abre nesta terça-feira à noite, às 19h. No momento, será acesa a Chama Crioula, carregada pelos tradicionalistas dos CTGs Bento Gonçalves e Tropilha Farrapa. A união das entidades é um dos símbolos do acampamento. Com 24 galpões dispostos no Parque dos Dick, a programação vai até 20 de setembro, e conta com shows e apresentações artísticas.

LEIA MAIS: Chama Crioula chega a Lajeado e abre festejos tradicionalistas

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel destaca que, apesar da ampliação da estrutura, Lajeado não quer quantidade. “Queremos que a coisa funcione bem. Seja um ambiente seguro e que possamos oferecer tudo aquilo que a nossa cultura gaúcha tem de bom.”

Alexandre Marchese (Foto: Deivid Tirp)

Para o presidente da Associação Tradicionalista Gaúcha, Alexandre Marchese, a culinária também mostra a união. O CTG Tropilha Farrapa fará um boi inteiro de 250 kg no rolete. Começa sábado ao meio-dia e termina no domingo ao meio-dia. Em paralelo, o CTG Bento Gonçalvez fará um porco no tacho. “Será um evento em conjunto. Antigamente Lajeado tinha as entidades muito separadas. Cada uma concorria com a outra. Hoje, estão trabalhando como coirmã.”

Este ano, o evento também é marcado pela diversidade. Com o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande de Muitas Terras”, a semana celebra a pluralidade do povo rio-grandense. Antes da abertura, nesta manhã de terça-feira, 13, já há oficinas com escolas para ensinar a tradição e incentivar o cultivo à cultura gaúcha.

Ouça a entrevista na íntegra 

Acompanhe
nossas
redes sociais