Há 20 anos, um elefante pelas ruas de Estrela

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, um elefante pelas ruas de Estrela

Por

Vinte anos atrás, um elefante desfilava pelas ruas do centro de Estrela. O animal fazia parte da animação do Beto Carreiro, cuja equipe apresentaria um espetáculo no final de semana. Naquela época, ainda era permitido que circos e atrações semelhantes tivessem animais nas apresentações. Desde 2008, isso é proibido no Rio Grande do Sul.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


O perfil do Vale do Taquari

Há 20 anos, um estudo da Univates apontava que o Vale tinha, na época, um perfil populacional semelhante ao registrado na década de 1950. Em 2002, mais de 65% dos habitantes da região viviam em zona urbana. Em Lajeado, o cenário era diferente, com quase 100% dos habitantes na cidade.

Na década de 1950, o cenário era inverso, já que Lajeado registrava 83% da população residente no campo. Entretanto, na época, a pesquisa já atentava para as emancipações que ocorreram entre as décadas de 1950 e 2000 na cidade, que contribuíram para os resultados.


Enquanto isso…

Cidade de Deus – Há exatos 20 anos, era lançado o filme Cidade de Deus no Brasil. Adaptado de um livro homônimo, o longa tem como pano de fundo a violência e o crime em uma favela no Rio de Janeiro. Na estreia, 3,3 milhões de espectadores assistiram ao filme.


HÁ 50 ANOS

AABB em Estrela

Há 50 anos, iniciava a construção da nova sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Estrela. O terreno ficava às margens do Rio Taquari.

O projeto do novo espaço previa um salão de festas, bar, sala de diretoria, biblioteca, cozinha e churrasqueira. A obra, na época, era orçada em mais de 150 mil cruzeiros. A inauguração estava prevista para o ano seguinte, quando a AABB de Estrela completaria 10 anos. Até hoje, a entidade permanece no mesmo local.

As piscinas da AABB foram inauguradas em dezembro de 1978, quando Antônio Luís Rücker era presidente da entidade. Acervo Airton Engster


Construção da escola de Moinhos

O Jornal Nova Geração noticiava a construção da escola de Moinhos, no bairro de mesmo nome, em Estrela. O projeto estava sendo desenvolvido e o investimento superava os 74 mil cruzeiros, que provinham do governo do estado.

Até o início dos anos 2000, a escola funcionou em um prédio de madeira, com apenas duas salas de aula, que ficava ao lado da Igreja. Em 2001, o prédio atual foi construído, com 600m², por meio de uma parceria entre o governo municipal e estadual.


Enquanto isso…

Início da Itaipu – A Folha de São Paulo de 1972 anunciava que estava em análise a construção de uma hidrelétrica no Rio Paraná. Na época, duas opções eram cogitadas: a hidrelétrica poderia ser construída em Santa Maria ou em Itaipu.

O Governo brasileiro considerava a segunda opção e previa que as obras iniciassem em 1975, com um investimento de R$ 12 bilhões.


Hoje é Dia Nacional do Perdão e Dia do Vendedor Lojista

Santo do dia: São Cesário de Arles

Acompanhe
nossas
redes sociais