Psicologia: a importância dos saberes na sociedade

Opinião

Caroline Lima Silva

Caroline Lima Silva

Assuntos e temas do cotidiano

Psicologia: a importância dos saberes na sociedade

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Falar sobre a Psicologia como ciência do comportamento, com tantas possibilidades, ajuda a pensar que, cada vez mais, ela deve ser divulgada. Neste sábado, dia 27 de agosto, é comemorado o Dia do Psicólogo como conquista dos psicólogos e das entidades da Psicologia, após um período de luta pela regulamentação.

Tal fato representa a importância de a sociedade tratar dos conhecimentos referentes aos comportamentos humanos, assim como dos seus processos mentais, emocionais e sociais, resultando em uma série de metodologias, estudos e técnicas psicológicas para melhor resolver os conflitos humanos.

Por isso, é muito importante trazer os conhecimentos acadêmicos, traduzidos numa linguagem acessível a todos, já que essa maneira consiste também no compromisso ético de acessibilidade às pessoas. Nesse sentido, a Psicologia está presente em todos os lugares em que existirem pessoas, do sofrimento ao bem-estar.

Assim, por todas as possibilidades e elucidações que fazem parte do campo psicológico, como a escuta ativa, a fala comprometida e humanizada, as ações nas organizações e a visão em equipe, a problematização dos contextos sociais, a produção científica no mundo acadêmico e muito mais oportunidades.

Ao mesmo tempo, um aspecto muito importante é o ingrediente natural mais necessário para uma Psicologia diferenciada, humana e compassiva: o sentimento de amor, atrelado a todos os campos de atuação do psicólogo, já que consiste num ingrediente extremamente necessário para a transformação e renovação.

O amor é um essencial ingrediente, porque, através dele, há a conexão do aporte técnico com a humanidade de cada pessoa, ou seja, através disso é possível acessar o mais puro de cada um dentro de si mesmo.

Assim, ao comemorar a profissão de psicólogo, sempre tão alegre para mim por ser psicóloga e estudiosa desse campo de saberes, compartilho com as pessoas que há um tempo do hoje, dentro do qual é necessária a quebra de tabus e distorções que devem ser desconstruídos, a fim de se construir olhares lúcidos e conscientes. A

Psicologia é a ciência do aqui e agora, aquele instrumento que deve ser usado pelas pessoas como uma ferramenta de autoconhecimento, tão necessário no mundo atual, disruptivo e interdependente. Psicologia é vida, humanidade e compaixão. Está pronto para essa experiência?

Acompanhe
nossas
redes sociais