Expoagas: menos passeios, mais negócios

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Expoagas: menos passeios, mais negócios

Por

Atualizado sexta-feira,
26 de Agosto de 2022 às 08:17

FOTOS: THIAGO MAURIQUE

Feiras da dimensão da Expoagas, com 458 expositores, sempre reúne uma quantidade considerável de curiosos. São visitantes a passeio, estimulados pela chance de conhecer as novidades da indústria, por meio da farta oferta de brindes, degustações e experimentações.

Acompanho o evento desde 2015 e é perceptível a mudança no perfil de público em 2022, com uma drástica redução no número de curiosos.

Expositores são unânimes ao apontar maior apetite para negócios desde o primeiro dia da feira. Os resultados apresentados ontem pelo presidente a Agas, Antônio Longo, confirmam o otimismo.

Em três dias de evento, foram comercializados mais de R$ 581 milhões. Nos próximos dias, o valor deve triplicar, com o fechamento de negócios prospectados durante a feira. Reflexo, também, do crescimento do setor de supermercados – e de toda a cadeia de fornecimento – durante os dois anos de pandemia.


Metaverso perdeu charme?

Sensação do South Summit, a cabine de metaverso da startup Meta4Chain foi uma das atrações da 39ª Expoagas, mas com impacto muito menor. Se no início de maio, o equipamento formou filas enormes no Cais Mauá, dessa vez o interesse foi pequeno e o espaço chegou a ficar ocioso, mesmo com milhares de pessoas circulando na Fiergs – que aliás, ficou pequena diante do tamanho da feira.

Hoje, a empresa conta com mais de 260 lojas espalhadas pelos três estados do Sul do Brasil. Algumas empresas lançaram mascotes no metaverso durante a feira, também com pouco destaque – apesar do esforço dos assessores de imprensa em emplacar a pauta. Diante de tantas atrações do mundo real, incluindo o lançamento de 800 novos produtos, o metaverso ficou de lado.


Sebrae seleciona 10 empresas gaúchas para NRF

O Sebrae RS promove imersão empresarial na maior feira de inovação e varejo do mundo – a Retail’s Big Show 2023 (NRF). Dez empresas gaúchas serão selecionadas para participar do evento, que ocorre em janeiro de 2023, em Nova York, nos Estados Unidos. Hoje, a empresa conta com mais de 260 lojas espalhadas pelos três estados do Sul do Brasil.

Os selecionados terão subsídio de 30% no valor final do programa. Podem concorrer às vagas, micro e pequenas empresas (MPEs) do setor varejista, com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. As inscrições vão até o dia 12 de setembro e podem ser realizadas no site conhecimento.sebraers.com.br.


RÁPIDAS

Carreira em tecnologia – O Pro_Move Lajeado realiza no dia 12 de setembro um evento gratuito sobre como iniciar a carreira no mundo da tecnologia.

Desenvolvido em parceria com a Univates, o “Oportunidades do Futuro” ocorre no Salão de Eventos da Acil, com cases sobre transição de carreira, formação e oportunidades, além de momentos para networking e coffee break. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas. Mais informações no e-mail promove.lajeado@gmail.com ou no telefone: (51) 99393 2321.

• Expansão da Benoit – A Benoit anunciou mais duas novas lojas no processo de expansão da empresa, nas cidades de Anta Gorda, no Vale do Taquari, e Lagoão, na região do Alto Botucaraí. No fim de julho, o grupo anunciou lojas em Entre Ijuís e Porto Xavier, no noroeste gaúcho, e Tubarão, Santa Catarina. Hoje, a empresa conta com mais de 260 lojas espalhadas pelos três estados do Sul do Brasil.

• Agosto dos shoppings – O mês de agosto promete grandes resultados para os shoppings centers. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas de dia dos pais movimentaram um total de R$ 4,2 bilhões, alta de 11% na comparação com o mesmo período de 2021.

Na comparação com 2019, ano imediatamente anterior à pandemia, o resultado ficou 8,8% acima. Mais um sinal de recuperação do setor, em franco crescimento desde o segundo semestre do ano passado.

Acompanhe
nossas
redes sociais