Spoiler de reportagem

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Spoiler de reportagem

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Não posso deixar de mencionar a experiência que tive ao produzir conteúdo sobre a Horta Comunitária, em Teutônia. Na chuvosa terça-feira passada, entrevistei a pastora Cristiane Echelmeier, na secretaria da Comunidade Evangélica Redentora, de Canabarro. Fiquei admirada com o projeto.

Voltei no sábado, com sol tímido, para fotografar a horta. A terra, o verde e as pessoas no cultivo rendem bem mais que fotografias. Ouvir suas histórias é compensador. Por fim, fui convidada a fazer a minha colheita.

Dos 574m² plantados, tirei um pé de alface e algumas folhas de couve. Lamentei ter perdido no caminho a mudinha de hortelã. O projeto completo e seus personagens estarão no caderno Viver Cidades, encartado no jornal A Hora, nesta quinta-feira.

Crédito: Luciane Eschberger Ferreira


Dia D

Para mobilizar a comunidade pela preservação ambiental, a Sala Verde, com apoio de outros setores da administração pública de Estrela, promove o Dia D.

Neste sábado, 20, na Praça Menna Barreto, a população pode descartar resíduos especiais (pilhas, eletrônicos, lâmpadas, etc).

 


Tem placa, tem história

Você já deve ter entrado em um banheiro de uso público e visto estampado na porta: não suba no vaso, jogue o papel higiênico no lixo, dê descarga…

Partindo do pressuposto que em casa não quebramos as regras básicas de higiene, por que faríamos em um ambiente de uso comum?

Um amigo me responde: “Tem placa, tem história, Lu”.

Ok, Lauti! Tu tens razão.

Placa modelo

Gostei da iniciativa de um posto de gasolina à beira da estrada, em Muçum. O banheiro feminino tem diversos cartazes com dicas importantes sobre a saúde da mulher. Mais agradável de ler e conteúdo educativo.
Na mesma linha…

Quem poderia acreditar que um terreno baldio cercado com muro pode ser depósito de lixo? Aqui na cidade, placas em alguns espaços informam que é “Proibido colocar lixo” e cita o amparo legal. No caso, a lei 5840/96 – Código de Posturas de Lajeado.


De estimação

A Feirinha contará doação de mudas do horto a adoção de animais. Quem quiser levar um mascote já com a casinha, pode participar da oficina de construção de casa para cães com a utilização de bacias velhas. Apresentações culturais completam o evento.


Plano de Dados

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) disponibiliza o 3º Plano de Dados Abertos para o período de agosto de 2022 a agosto de 2024. Na plataforma, pesquisadores, estudantes, jornalistas e demais interessados vão encontrar informações sobre programas, projetos, unidades de conservação, espécies ameaçadas de extinção, entre outras. Para consultar, acesse: http://dados.mma.gov.br/


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais