Governo de Santa Clara do Sul convoca para audiência sobre o Plano de Mobilidade Urbana

EXPANSÃO VIÁRIA

Governo de Santa Clara do Sul convoca para audiência sobre o Plano de Mobilidade Urbana

Objetivo é identificar os pontos no trânsito que exigem melhorias prioritárias, além de projetar a expansão para o interior

Por

Atualizado quarta-feira,
10 de Agosto de 2022 às 11:34

Governo de Santa Clara do Sul convoca para audiência sobre o Plano de Mobilidade Urbana
Plano de Mobilidade será apresentado em audiência pública no salão paroquial no dia 24 deste mês. Crédito: Divulgação
Santa Clara do Sul

O governo municipal marcou para o dia 24, quarta-feira, a audiência pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana. A reunião ocorre no salão da paróquia São Francisco Xavier, inicia às 19h.

O objetivo é apresentar para a comunidade e ouvir sugestões relacionadas ao trânsito da cidade, vias de acesso, vagas de estacionamento e rotas alternativas.

Essa é uma das etapas finais do plano, onde os resultados de um estudo serão apresentados para a comunidade. O propósito é identificar pontos críticos dentro da área urbana e projetar a expansão para o interior.

Todo o projeto foi construído por uma empresa terceirizada especializada no planejamento urbanístico, a Plural Consultoria, que elaborou diagnósticos e estabeleceu ações de médio e longo prazo.

Uma das últimas etapas foi a pesquisa pública aberta para a comunidade, onde moradores puderam responder questionários e sugerir melhorias na estrutura urbanística da cidade. Um dos principais gargalos já identificados é o trecho da Avenida 28 de Maio entre a Praça Irmã Crisanta e a Sociedade Centro de Reservistas.

No local, é possível constatar congestionamentos e dificuldade em estacionar, por se tratar de uma área comercial. “Isso tudo precisa ser pensado à longo prazo. Vamos buscar soluções e vias alternativas para desafogar o trânsito da cidade”, destaca o prefeito Paulo Kohlrausch.

Além da mobilidade urbana, o governo lidera também um plano voltado à acessibilidade, estudos de preservação e distribuição da água e o esgotamento sanitário, seguindo o Marco Regulatório.

Saída alternativa

As ligações com outros pontos da região estão no foco do Plano de Mobilidade. Uma das avaliações é um novo acesso à RSC-453 se faz necessário. “Com o passar do tempo, a ERS-413 não nos ligou mais a ERS-130, e sim com o bairro São Bento, em Lajeado, assim como a Benjamin Constant que hoje liga ao bairro Montanha”, pondera o prefeito.

Na visão do governo, três vias de acesso podem ser criadas por Cruzeiro do Sul. Uma delas foi apresentada em julho de 2021, quando foi solicitado ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) a elaboração de um estudo de viabilidade.

A sugestão é de uma via de ligação de cerda de 5,2 quilômetros em linha reta entre a ERS-413, na entrada do Parque das Flores e a RSC-453 perto da empresa Fabi Compensados, passando pelo Esporte Clube Canarinho de Cruzeiro do Sul.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais