Mudanças climáticas

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Mudanças climáticas

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os impactos provocados pelas mudanças climáticas extrapolam as questões relacionas à natureza. Tenho lido diversas notícias sobre o tema e pasmem: vai do sono ao derretimento de trilhos de trem.

Tim Samuel/Pexels


Conceito

A mudança climática se refere a transformações de longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Podem ser naturais, como variações no ciclo solar. Entretanto, as atividades humanas têm sido a principal causa, como queima de combustíveis fósseis, desmatamento e lixões a céu aberto.


43ºC no Reino Unido

Pelo menos 21 países europeus emitiram alerta de calor, na segunda quinzena de julho, em meio à alta das temperaturas durante o verão no continente. Os termômetros do Reino Unido registraram 43° C, um recorde histórico para o país.


Trilhos derretidos

Em Londres, os trilhos de trem se expandiram e ficaram deformados. Algumas das pistas foram projetadas para suportar em torno de 27 °C.


Incêndios

O tempo quente, aliado ao ar seco, também provocou incêndios em diversos países da região.


Ásia

Ondas de calor também foram registradas nos últimos meses em países como Índia, Paquistão e Japão.


Sono

Estudo da da Universidade de Copenhague aponta que as mudanças climáticas afetam o sono. “Noites quentes corroem o sono humano.” A falta de concentração e o cansaço excessivo é apenas uma das consequência à saúde


Pôr do sol

Crédito: Divulgação

Um levantamento do Booking.com, feito a partir da opinião de viajantes, elegeu o pôr do sol do Rio de Janeiro como o mais lindo do mundo. Tudo bem… talvez os turistas ainda não conheçam o pôr do sol na Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul (foto) ou no Cristo Protetor, em Encantado. Sem querer, mas já puxando a brasa pro nosso assado…


Pingos d’água

– Estão abertas as inscrições para as escolas receberem em sua sede as oficinas oferecidas pelo Seminário Ambiental – Viva o Taquari Antas Vivo. Outra atividade com inscrições abertas é teatro Faísca D’água, com entrada gratuita, que ocorrerá no Teatro Univates. Informações pelo 3011-6900 e pelo [email protected]

– O Centro de Controle de Zoonoses e Vetores está preparando um folder educativo sobre a importância e as vantagens de castrar cães e gatos.

– A produção de energia solar fotovoltaica cresceu 70% no RS no primeiro semestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano passado. As principais vantagens é ter energia limpa e redução de custos.

– Está aberta a exposição fotográfica Parque Nacional do Espinilho e Parque Nacional do Turvo, do fotógrafo Claudio Zagonel Neto. Visitação gratuita no Sesc Lajeado.

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais