Emater incentiva abertura de novas associações voltadas ao turismo rural

Doutor Ricardo

Emater incentiva abertura de novas associações voltadas ao turismo rural

Entidades devem contribuir para fortalecer os empreendimentos rurais e gerar oportunidades aos produtores

Por

Emater incentiva abertura de novas associações voltadas ao turismo rural
Gruta Nossa Senhora de Lourdes está entre os principais atrativos do município. Crédito: Divulgação
Doutor Ricardo
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O município contará em breve com duas novas associações. Uma para o setor de turismo e a outra para os apicultores. O objetivo é trabalhar com o modelo de associativismo e nortear estratégias com evidência no turismo rural.

A iniciativa parte do escritório da Emater de Doutor Ricardo, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, com o apoio da administração municipal.

Conforme o extensionista rural da Emater, Paulo Severgnini, no primeiro momento estão sendo desenvolvidas as normas e o estatuto que devem nortear os trabalhos das associações, para que depois ocorra a formalização.

“O município possui grande potencial nessas duas áreas. O turismo tem impulsionado novos empreendimentos na cidade e, nós percebemos que, já possuímos uma infraestrutura adequada para receber os visitantes, sem precisar fazer grandes investimentos”, salienta Paulo ao se referir às boas condições de trafegabilidade e as propriedades bem estruturadas.

De acordo com ele, neste primeiro momento, a estratégia é focar no bem receber. “Pousadas e cabanas estão sendo erguidas próximas a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, o nosso grande atrativo turístico e que já está incluso no roteiro. Futuramente teremos boas opções de paradas em Doutor Ricardo”, diz.

O prefeito, Alvaro Giacobbo destaca que este é um caminho que está sendo construído em conjunto com os empreendedores, porém, é preciso que seja de forma contínua e com o engajamento de todos os interessados.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Crédito: Divulgação

Casa do Mel: incentivo aos apicultores

Com o objetivo de diversificar a produção e aumentar a renda familiar é que surge a Associação dos Apicultores de Doutor Ricardo. Segundo Paulo, a ideia surgiu ainda em 2019 quando foram ofertados cursos de produção e manejo com as abelhas.

“Antes o mel era produzido apenas para consumo próprio. Foram nestes encontros que decidimos legalizar a produção e comercializar o mel, seja para moradores locais como para os turistas”, explica.

Atualmente o município possui cerca de 20 apicultores que participam ativamente da associação e, que ainda neste ano, poderão colocar seus produtos à venda na Casa do Mel.

“Este espaço será construído em um terreno doado pela prefeitura e que fica próximo a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Os equipamentos para processar o mel nós já temos, agora só falta a estrutura. Queremos que nossos produtos ultrapassem a fronteira do município”, sinaliza Paulo.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais