Te diverte com a vida

Opinião

Filipe Faleiro

Filipe Faleiro

Jornalista

Te diverte com a vida

Por

A preocupação percebia-se nos olhos. Na mente, batiam dramas destes tempos: boletos atrasados, dispensa vazia, um sentimento de impotência quase paralisante e o temor de ruir frente às adversidades. Ainda assim, dia a dia, em um esforço quase heroico, tentava suplantar tais barreiras.

O semblante pesado dificultava o riso, antes tão fácil e farto. Em uma das caminhadas para desanuviar o pensamento, na ideia de hierarquizar as estratégias e tentar resolver um a um os percalços, viu uma figura ao longe.

Divulgação

De pronto, não deu importância. Mas o homem lhe olhava. Maltrapilho, roupas e calçados desgastados. Já o semblante era sereno. Parecia confiante no seu passo a passo. Por um momento, pensou ser um pedinte. Ledo engano.

O peregrino lhe parou. Por alguma ironia do destino, aquele homem sabia das coisas. Via algo a mais no outro. “Percebe a beleza deste lugar?”, perguntou. “No momento não percebo muitas coisas”. Respondeu seco e com a voz embargada.

A aflição nas palavras fez o peregrino parar. Com uma gentileza única, convenceu o outro a ouvir um pouco. O desconhecido virou um amigo de sempre.

A lição do peregrino naquele instante permanece hoje. Toda essa tristeza de um período difícil não significa quem somos. Você tem feito tudo o que está ao seu alcance?

É suficiente. Lembre, a existência é o verdadeiro presente. Então, te diverte com a vida. Afinal, ela é uma só.


Legado do RUMO

A pesquisa encomendada pelo Grupo A Hora, sobre as carências da mão de obra e as expectativas dos estudantes para o mundo do trabalho, traz os primeiros resultados práticos. Duas estratégias desenvolvidas pelo Senai Vale do Taquari comprovam. Por meio das estatísticas, a unidade de Lajeado apresentou à direção estadual algumas prospecções do estudo.

Com isso, um novo curso de eletrotécnica foi autorizado para dar conta de uma das necessidades presentes no RUMO. A outra iniciativa se trata do programa “Fortalecendo carreiras”.

A ideia é fazer com que estudantes e mesmo o corpo docente da instituição tenha momentos de mentoria para pensar o passo a passo do futuro profissional. Como diz aquela máxima: conhecimento só tem sentido quando posto em prática.

Crédito: FILIPE FALEIRO


Maior indústria criativa do mundo

O mercado de games no mundo deve movimentar mais de 200 bilhões de dólares até o fim de 2023. Isso é mais do que o cinema, a televisão e a música juntos. Em diversos pontos do Brasil, surgem cursos, treinamentos e startups para dar conta das necessidades desse público.
Um exemplo é Santa Catarina.

Tanto que o fim de semana passado foi de programação desse segmento. O Stun Game Festival. Para se ter uma ideia, o estado vizinho é a residência de 5,6% dos desenvolvedores do país e de 4,7% dos profissionais autônomos do segmento.

Esses índices impulsionam também o turismo geek. Muitos viajantes desembarcam no estado para conhecer as tendências e os projetos de jogos independentes.

A pergunta que fica. Aqui no Vale temos capital intelectual e ambiente para entrar neste mundo e conquistar uma fatia desse mercado?

Crédito: Divulgação

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais