Petrobras deve anunciar novo ajuste de combustíveis

GASOLINA E DIESEL

Petrobras deve anunciar novo ajuste de combustíveis

O aumento deverá entrar em vigor na próxima semana

Por

Petrobras deve anunciar novo ajuste de combustíveis
(Foto: Arquivo A Hora)
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Novo aumento nos preços da gasolina e do diesel deve ser anunciado nesta sexta-feira (17) pela Petrobras e deverá entrar em vigor na próxima semana. A decisão foi tomada depois de uma reunião extraordinária do conselho de administração da estatal, realizada na tarde dessa quinta-feira (16).

LEIA MAIS: Programa destina R$ 259 mil para compra de fertilizantes

A elevação se dá por conta da defasagem de cerca de 15% a 20% nos preços desses dois produtos nas refinarias da estatal. O diesel estava há mais de 30 dias sem reajuste, e a gasolina não tinha aumento havia mais de três meses. A pressão era para que se alinhassem os valores desses combustíveis aos preços internacionais.

O governo teme que o reajuste anule esforços quanto ao projeto aprovado no Congresso que limita o teto do ICMS em 17% para combustíveis, energia, transporte e comunicação.

A única forma de evitar a alta, segundo a diretoria, passa pela concessão de subsídio do governo para o produto. Do contrário, a defasagem em relação ao mercado internacional pode ocasionar a falta do produto. A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), associação do setor, vê defasagem de 18% e, portanto, os 10% calculados ainda não são considerados suficientes.

A Petrobras tem como política de preços o PPI (Preço de Paridade Internacional). Por meio dela, o índice para cálculo dos preços dos combustíveis considera os custos de importação, incluindo transporte e taxas portuárias, além do preço do petróleo no mercado internacional e o valor do dólar (câmbio).


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais