Criação de departamento de inteligência chega à câmara

Segurança Pública

Criação de departamento de inteligência chega à câmara

Nova unidade complementa trabalho da Secretaria de Segurança Pública e auxilia na implementação de ações em conjunto com outros órgãos. Guarda Municipal pode sair do papel ainda este ano

Por

Criação de departamento de inteligência chega à câmara
Departamento de Trânsito é um dos órgãos que se beneficiaria com criação do setor de inteligência na esfera municipal. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Está em análise na câmara de vereadores a criação de um novo órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança Pública. Projeto de lei que estrutura o Departamento de Inteligência chegou ao Legislativo esta semana. Trata-se de uma demanda antiga do setor, e que agora fica a um passo de ser implementada.

O objetivo do departamento, segundo o secretário Paulo Locatelli, é canalizar, de forma integrada, as informações e dados importantes na projeção de ações ao setor. “A ideia é, a partir disso, implantar políticas de gestão em conjunto com outros órgãos. Precisamos de estrutura para pegar essas informações e subsidiar as policias, bem como preparar medidas de prevenção”, explica.

Entre as atribuições previstas, estão a coordenação e controle das informações de interesse da segurança pública, a identificação, acompanhamento e avaliação de ameaças reais e potenciais no âmbito do município e a promoção, coleta e análise de dados para execução de planos e ações.

“Um exemplo são os dados das operações do Pacto pela Paz. Com o departamento, ao recebermos a informação do que ocorre em determinada rua, qual o tipo de ocorrência, podemos ajudar de forma mais técnica”, salienta Locatelli. O novo órgão necessitaria de um servidor responsável e também de equipamentos.

Complemento

A atuação do Departamento de Inteligência também abrange outros órgãos ligados à secretaria, como o Departamento de Trânsito de Lajeado e a Defesa Civil. Servirá como apoio para melhorar e aprimorar o trabalho desenvolvido nestas unidades.

“No caso do trânsito, trabalharemos muito com dados da taxa de acidentalidade, vias que tenham maiores problemas, as mais utilizadas, o estacionamento irregular. Tudo isso para projetar ações mais efetivas no futuro”, explica o coordenador do Departamento de Trânsito, Vinicius Renner.

Guarda Municipal

Também avança em Lajeado a criação da Guarda Municipal. A demanda havia sido arquivada em 2020, diante da pandemia e da lei federal que impossibilitava municípios de criarem novos cargos. Na próxima semana, uma comitiva local vai a Santa Cruz do Sul para verificar de perto o funcionamento do órgão.

“Vamos conhecer, fazer um levantamento de custos, verificar esses dados para estruturar e implantar a nossa guarda. Recentemente recebemos a visita do secretário de Segurança de Gravataí, uma cidade onde formam profissionais para a área”, salienta Locatelli.

A intenção é que o projeto saia do papel ainda este ano. Contudo, a implementação deve ocorrer somente para o segundo semestre de 2023. “Precisamos de um tempo para formar estes profissionais, algo em torno de sete meses”.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais