Concessionária desvia trânsito e avança com duplicação na BR-386

DUPLICAÇÃO DA BR-386

Concessionária desvia trânsito e avança com duplicação na BR-386

Alteração permite alargamento das pontes antigas e adequação no pavimento. Intervenções no trecho próximo ao acesso do município deve levar 30 dias

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Concessionária desvia trânsito e avança com duplicação na BR-386
Trânsito próximo ao acesso de Marques de Souza é desviado pelas novas pistas. CCR ViaSul avança com ampliação de pontes (Foto: Divulgação)
Marques de Souza

A CCR ViaSul iniciou ontem a alteração de fluxo em trecho duplicado para evolução das obras. Com o desvio do trânsito, as equipes avançam em obras nas pontes e asfalto antigo, além de melhorias na sinalização e instalação de estruturas de segurança.

A previsão da concessionária é que o desvio seja mantido por pelo menos 30 dias. Nessa primeira etapa, a troca de pista será feita 800 metros antes e depois da ponte de Marques de Souza. Na próxima fase, prevista a partir de hoje, serão mantidos 800 metros antes da ponte no sentido Sul, e será utilizada a nova pista Norte.

“Essa é a primeira etapa da nossa programação com o alargamento das pontes, implantação de guarda-rodas e guarda-corpos, nivelamento do pavimento e sinalização”, detalha o coordenador de engenharia da CCR ViaSul, Ramiro Farias.

De acordo com a concessionária, equipes também atuam nas obras de pavimentação do trecho recém-concluído das detonações, com as primeiras intervenções para implantação da nova pista, como aterro, terraplenagem e camadas iniciais (sub-base).

Entre Marques de Souza e Lajeado as seis novas pontes também foram concluídas. Outras frentes de trabalho seguem na finalização do pavimento e drenagem na aproximação da última nova ponte, sobre o Arroio Forquetinha.

No trecho de Lajeado, acontecem as ações de detonação de rochas próximas ao trecho urbano, que permitirão dar início à construção da nova pista. Na sequência, a concessionária dará início às obras, como novas passarelas e novos trevos, além das vias marginais. Para o segmento de Estrela, a CCR Viasul aguarda a aprovação do projeto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Reforço na sinalização

Por ser um trecho em obras e com a troca de pistas há maior preocupação pela segurança dos usuários da BR-386. Ontem durante o dia, agentes da PRF verificaram a sinalização e sugeriram ajustes. “Essa é uma etapa importante e a própria concessionária apresenta o projeto com base nos manuais do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes. Para nós cabe indicar alterações quando necessário”, reitera o chefe da 4ª Delegacia da PRF de Lajeado, Paulo Reni da Silva.

Segundo a CCR ViaSul, todos esses locais terão sinalização reforçada, inclusive com os painéis eletrônicos de mensagens, de forma a contribuir com a segurança e na orientação dos usuários que utilizam a rodovia. Ainda assim, a recomendação é de que os motoristas reduzam a velocidade na aproximação dos locais.

“Todas essas intervenções foram previamente alinhadas com ANTT e PRF, cujo apoio é fundamental para a manutenção da segurança dos motoristas e do bom andamento do fluxo do tráfego na rodovia”, destaca o coordenador de engenharia da CCR ViaSul, Ramiro Farias.

Duplicação da BR-386

Além da duplicação de 20,3 quilômetros no trecho, a concessionária construirá 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores.

Ainda, serão implantados novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.

Até 2030, a CCR ViaSul duplicará mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, o que contempla 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais.


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