Ato celebra a diversidade no Vale

Parada Livre

Ato celebra a diversidade no Vale

Junho é o “Mês do Orgulho LGBTQIAP+”. Entre as atividades previstas na região, está o evento organizado pelo Volúpia Bar e Espaço Cultural

Por

Ato celebra a diversidade no Vale
Isabel e Tai participaram da Parada em Porto Alegre e agora esperam pelo evento no Vale. Crédito: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um evento inédito, gratuito, com apresentações de diversos artistas da região e que tem como objetivo celebrar o orgulho de ser LGBTQIAP+. Essa é a Parada Livre, evento organizado pelo Volúpia Bar e Espaço Cultural, que ocorre quinta-feira, 16, das 16h às 22h, na Rua Augusto Lange 70.

Conforme as organizadoras, a ideia de fazer um evento como esse sempre existiu. “Eu, Cassiana Schuhl, mulher bissexual e a Suiara Matiazi, mulher sapatão, trabalhamos no sentido de criar espaço e proporcionar visibilidade a nossa comunidade, em uma região ainda tão conservadora como o Vale do Taquari”, enfatiza. Como o acesso à informação hoje é maior, Cassiana acredita que a população deveria se conscientizar de que “toda forma de amor é válida”. “O Volúpia, durante o ano todo, é um espaço de resistência, cultura e arte LGBTQIAP+”, destaca.

Para compartilhar experiências

Isabel Pavan, de Teutônia, tem boas expectativas para a Parada. “Apesar de já ter participado de alguns eventos aqui pela região, nunca teve um evento exclusivo para comunidade como esse”, diz. Para ela, o evento é uma possibilidade de conhecer novas pessoas e compartilhar experiências.

Junto de Tai, seu namorado, Isabel participou da Parada de Porto Alegre, no sábado, 11. “É bom para mostrar que na nossa comunidade tem muito preconceito e tristeza, sim, mas a gente também encontra muita alegria e apoio uns nos outros”, enfatiza.

Artistas regionais

A multiartista Kell se apresenta desde criança. Além do canto, ela dança, compõe, faz coreografias, atua, é modelo e apresentadora. Natural de Arroio do Meio, Kell também esteve na Parada da capital e agora se prepara para se apresentar no evento em Lajeado.

“Ocupar espaços mostrando quem somos e porque nos orgulhamos é falar diretamente para com a uma sociedade que nos inviabiliza, ameaça, fere, exclui e extermina”, destaca. Para ela, eventos como esses deveriam ser frequentes em mais datas para além do mês de junho.

“Lembro também que a parada LGBTQIAP+ é um lugar de amor, mas também de construção. Não queremos excluir pessoas cis-heteras, queremos que elas parem de nos excluir”, enfatiza. Sobem ao palco também artistas de Muçum, Venâncio Aires, Arroio do Meio, Encantado e Porto Alegre.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais