Presidente da Amvat vai dialogar com prefeitos da região alta para resolver impasse

RESCALDO DOS PROTESTOS

Presidente da Amvat vai dialogar com prefeitos da região alta para resolver impasse

Gestores dos municípios ligados ao G-18 alegaram falta de apoio e anunciaram saída da associação dos municípios. Sandro Herrmann diz que situação pode gerar problemas em outras entidades regionais

Por

Atualizado domingo,
12 de Junho de 2022 às 11:24

Presidente da Amvat vai dialogar com prefeitos da região alta para resolver impasse
Foto: Henrique Pedersini
Vale do Taquari

Criticado pela falta de apoio às demandas da região alta dentro do plano de concessão das rodovias estaduais, o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Sandro Herrmann, vai procurar os prefeitos para evitar desfiliações em massa.

Nesse sábado, 11, durante protesto na praça de pedágio de Encantado, na ERS-130, gestores municipais que integram o G-18 anunciaram a saída da entidade regional.

Herrmann acredita que a manifestação do prefeito de Anta Gorda e presidente do G-18, Francisco Frighetto, ocorreu no “calor do protesto” e que tentou contato com ele ainda no sábado, mas não obteve retorno. “A conversa vai existir. Não é algo tão simples assim (sair da entidade), tem muita coisa envolvida”, salienta.

Entre as situações a serem resolvidas, Herrmann cita a ligação da Amvat com outras entidades do Vale, que atuam em diferentes segmentos. “Temos a Amturvales, o Consisa, entre outros. Dividir tudo isso agora vai causar uma série de problemas às demais entidades”, pontua.

Ausência

Questionado sobre a ausência nos protestos desse sábado – tanto em Encantado quanto em Cruzeiro do Sul – Herrmann diz que tinha compromissos familiares e lembra que não havia agendado participação da Amvat nas manifestações.

“Sabíamos dos protestos, mas eu não podia estar presente. O Schneider (Elmar, prefeito de Estrela), que é vice, também tinha compromisso. O Álvaro (Giacobo, prefeito de Doutor Ricardo), que é o segundo vice, estava lá. A CIC também não participou”, ressalta.

Sem culpa

O presidente da Amvat também lamenta que tentem empurrar a culpa na entidade e afirma que tentou “de todas as formas” junto ao governo do Estado melhorias no plano de concessão das rodovias estaduais que atendessem aos anseios da região alta. Contudo, o edital foi publicado sem o diálogo necessário.

“Não vejo o momento atual como ideal para que o edital saia. Teremos muitas dificuldades para as empresas participarem. Mas não ficamos de braços cruzados. E não adianta alimentarmos expectativas de que possamos mudar alguma coisa expressiva agora dentro do projeto”.

Acompanhe
nossas
redes sociais