Governo apresenta programa “Lajeado Sustentável”

MEIO AMBIENTE

Governo apresenta programa “Lajeado Sustentável”

Parque Linear, reserva ambiental e mudanças na rua Júlio de Castilhos estão entre as estratégias

Por

Atualizado sexta-feira,
03 de Junho de 2022 às 18:36

Governo apresenta programa “Lajeado Sustentável”
Prefeito Caumo e Vice Gláucia Shuumacher explicaram algumas das atividades coordenadas pelo Executivo (Crédito - Henrique Pedersini)
Lajeado

A administração municipal de Lajeado divulgou nesta sexta-feira (03) as ações que integram o programa “Lajeado Sustentável”. O anúncio dos projetos ocorreu no Jardim Botânico com a participação de integrantes do Governo lajeadense e outras autoridades do município.

Entre as estratégias apresentadas estão o Parque Linear, que busca interligar os demais parques de Lajeado. A ideia é criar um espaço com ênfase ao meio ambiente desde a Praça do Chafariz, seguindo pela orla do Taquari, Parque Ney Santos Arruda até o Parque do Engenho.

Outra proposta é desenvolver uma área de reserva ambiental. Conforme o prefeito de Lajeado Marcelo Caumo, serão 110 hectares a serem explorados no bairro Conventos. O município dispõe de 15 hectares e outros 52 hectares serão de responsabilidade da CCR ViaSul como forma de contrapartida ao projeto de duplicação da BR-386. O restante do espaço será adquirido pelo poder público. “É mais do que o dobro do Jardim Botânico”, complementa o prefeito.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luís Benoit, no local o município poderá zerar um passivo de 28 mil mudas de árvores acumulados por áreas desmatadas para abertura de loteamentos.

LEIA TAMBÉM: Caumo anuncia área para futura reserva ambiental

Preocupação com mobilidade urbana

No evento desta sexta-feira, o secretário de Planejamento e Urbanismo, Giancarlo Bervian, ainda apresentou uma prévia do projeto para reformulação da rua Júlio de Castilhos. A ideia é que a proposta avance ainda neste ano com o plantio de árvores e modificações que tornem a rua mais atrativa para a população.

Ainda foram apresentados os resultados de uma pesquisa de mobilidade urbana feia pelo Executivo. O levantamento reúne mais de 200 questionários respondidos por moradores de Lajeado. Sobre sustentabilidade, o estudo apontou que tratamento de resíduos sólidos e de esgoto além de arborização urbana são as principais demandas.  Conforme a pesquisa, 60,2% dos entrevistados residem a uma distância menor de cinco quilômetros do local de trabalho. Mesmo assim, 75.9% das pessoas utilizam carro próprio para ir ao trabalho.

Ouça a cobertura do repórter Henrique Pedersini dos anúncios feitos nesta sexta-feira durante o “Redação Nas Ruas”:

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais