Gestora da Rumo Logística acredita em aval para ampliação de passeios

TREM DOS VALES

Gestora da Rumo Logística acredita em aval para ampliação de passeios

Empresa que administra ferrovia analisa pedido para que passeios sejam oferecidos em mais datas

Por

Gestora da Rumo Logística acredita em aval para ampliação de passeios
Governador prestigiou lançamento da temporada 2022 dos passeios (Crédito: Luiza Gelatti)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Durante o evento que lançou a temporada de 2022 do projeto Trem Dos Vales, a responsável pelas relações governamentais da Rumo Logística, Giana Custódio, indicou que o atrativo turístico poderá ser ampliado para outras épocas do ano. A empresa que administra a Ferrovia observa um pedido feito pela Associação de Municípios Turísticos do Vale do Taquari (Amturvales) para a implementação de um trem permanente na região. O impasse para liberação está em aspectos de segurança, uma vez que a ferrovia é utilizada para transporte de carga por locomotivas.

Durante o evento desta terça-feira, o pedido foi endossado pelo secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub e pelo presidente da Associação Brasileira de Preservação de Ferrovias (ABPF), Marlon Ilg. O argumento para aumentar a disponibilidade de datas é o sucesso do projeto. Para este ano, a estimativa é que 35 mil pessoas participem dos passeios entre Guaporé e Muçum.

A representante da Rumo avalia que o sucesso do projeto é um fator determinante para que a ampliação seja concedida. Segundo a gestora, o pedido está com a área técnica da empresa e estão sendo observados aspectos de segurança para os participantes. “É um trajeto com vários túneis e pontes. Embora seja uma operação segura, pode acontecer algum problema, a gente precisa pensar como fica esta situação”, explica.

Venda de bilhetes começa nesta quarta-feira
Nesta temporada os passeios ocorrem entre agosto e outubro. A estimativa é que 35 mil pessoas participem, injetando R$ 8 milhões na economia da região. Os bilhetes custam R$ 148 e podem ser adquiridos pelo site www.tremdosvales.com.br.

O trajeto abrange as cidades de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum, com um total de 46 quilômetros.

Lançamento em Porto Alegre
O evento desta quarta-feira ocorreu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini teve a participação e teve a participação do Governador Ranolfo Vieira Junior, que manifestou desejo em conhecer o projeto. Também compareceram o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Valdeci Oliveira, o presidente do Tribunal de Contas, Alexandre Postal, secretários estaduais, deputados, prefeitos da região e representantes de entidades do Vale do Taquari.

Ouça as entrevistas com autoridades feitas pelo repórter Henrique Pedersini no “Redação Nas Ruas”:

 

Acompanhe
nossas
redes sociais