Tecnologia que revoluciona: Como as escolas do Vale se adaptam à Smart Board 4K

Produzido por Estúdio A

Tecnologia que revoluciona: Como as escolas do Vale se adaptam à Smart Board 4K

Tela interativa de 75 polegadas da Smart Tecnologia, que substitui a tradicional lousa, começou a ser instalada em Santa Clara do Sul e Encantado. Veja o impacto positivo na rotina professores e alunos

Apresentado por

A educação no Vale do Taquari passa por uma revolução. A Smart Tecnologia, com sede em Lajeado, apresentou às escolas da região sua Smart Board 4K, uma tela interativa de 75 polegadas que substitui a tradicional lousa e proporciona soluções tecnológicas. Assim, professores e alunos têm a possibilidade de baixar aplicativos e outras múltiplas funcionalidades, que ajudam a criar um ensino inovador e interativo.

De acordo com a secretária de educação de Encantado, Stefanie Casagrande, a pandemia transformou a escola, ao forçar professores e alunos a se conectarem. Para ela, é quase impossível voltar para sala de aula e retornar para o caderno e quadro. “Pensamos sobre como cativar os alunos, já que o mundo tecnológico cativa e encanta. Precisamos que a educação também seja vista assim. Fizemos a aquisição das telas porque elas vêm ao encontro dessa ideia”, explica.

Já Edson Mallmann, secretário de educação de Santa Clara do Sul, a tecnologia faz parte do nosso dia a dia e é importante que ela esteja presente na sala de aula possibilitando mais conhecimento e preparando os alunos para o futuro. “Com todos os meios digitais à nossa volta, é de fundamental importância que as escolas estejam equipadas de acordo e que os professores tenham ferramentas a disposição para ofertar algo de diferente para os seus alunos”, analisa.

O olhar da Smart Tecnologia

Segundo Ricardo Giovanella, diretor da Smart Tecnologia, o objetivo com essa iniciativa é impulsionar a transformação digital e promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes. “É difícil explicar para uma criança que íamos à Biblioteca. Hoje eles têm o Google na mão. Eles estão em outra velocidade. É fundamental pensar nisso. E a Smart Board busca trazer uma solução para esse dilema”, avalia.

A experiência da Smart Board 4k nas escolas

Em Santa Clara do Sul, as telas estão em fase de instalação nas salas de aula das escolas municipais. A inovação contemplará alunos do 1º ao 9° ano do Ensino Fundamental e todas as disciplinas. “Cada professor terá como adaptar a sua aula para usar a ferramenta ou para pesquisar com os alunos sobre o assunto que está em pauta”, explica Edson Mallmann, secretário de educação de Santa Clara do Sul.

Enquanto isso, os alunos do 2º ao 9º ano de Encantado já contam com a Smart Board como recurso durante as aulas. “Os alunos estão empolgados e curiosos. Eles estão contentes, pedem para usar a tela e trazem ideias aos professores para como aproveitar o recurso”, avalia Stefanie Casagrande, secretária de educação de Encantado.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Batista Castoldi, Fernanda Bampi, de Encantado, confirma o sucesso da iniciativa. A instituição conta com 96 alunos e cerca de 80 já utilizam a ferramenta regularmente. “A tela permite trazer coisas que os alunos veriam individualmente em seus smartphones, mas de forma coletiva, o que potencializa a experiência de ensino”, observa.

No dia 4 de abril haverá uma reunião com os pais para que todos conheçam e experimentem as telas. O objetivo é traduzir para os responsáveis o que as crianças e adolescentes da escola têm vivido nestes dias.

Smart Tecnologia

Endereço: Rua Olavo Bilac, 435. Florestral, Lajeado – RS

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h45h e das 13h às 17h30

E-mail: contato@smarttecnologia.com.br

Telefone: (54) 984-433-177

Site: stc.city/