Lajeado confirma transmissão comunitária de dengue

Saúde

Lajeado confirma transmissão comunitária de dengue

Cidade tem seis casos confirmados e 70 suspeitos

Por

Atualizado terça-feira,
10 de Março de 2022 às 09:09

Lajeado confirma transmissão comunitária de dengue
(Foto: Divulgação)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

É oficial: Lajeado tem transmissão comunitária da dengue. Neste momento, seis pessoas estão com a doença e 70 em observação. Destes, três estão confirmados no bairro Bom Pastor, um no Moinhos D’água, um no Olarias e um no Conventos. Contudo, toda a cidade está em risco.

Segundo Catiana Lanius , Coordenadora da Vigilância Ambiental de Lajeado, a situação está preocupante e é preciso que todos fiquem alertas e redobrem o cuidado em suas residências. Até então, a ação era para eliminar os criadouros num raio de até 150 metros dos casos já confirmados. Porém, a situação pede que uma ação especial também ocorra para combater o mosquito Aedes aegypti em sua fase adulta.

“O mosquito na fase adulta é difícil de combater porque eles têm o hábito intradomiciliar. Eles vivem escondidos dentro de casa. Os inseticidas têm difícil acesso nesses ambientes porque a gota do produto precisa tocar o inseto para eliminá-lo”, explica Catiana.

Uma ação conjunta para eliminar os criadouros, com as larvas, e também os mosquitos em fase adulto é esperada, mas ainda sem datas e locais definidos. A expectativa é que uma reunião programada para esta quinta-feira (3) defina detalhes da iniciativa.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais