Enquanto casos ativos caem, Lajeado registra nova morte por covid-19

Coronavírus

Enquanto casos ativos caem, Lajeado registra nova morte por covid-19

Nesta terça-feira (22), apenas sete casos da doença foram registrados

Por

Enquanto casos ativos caem, Lajeado registra nova morte por covid-19
(Foto: Arquivo A Hora)

Nesta terça-feira (22), a cidade de Lajeado registrou uma nova morte por covid-19. O caso se trata de um homem de 88 anos que esteve hospitalizado em outra cidade e faleceu no dia 11 de janeiro. Como o caso só foi comunicado à Vigilância Epidemiológica de Lajeado na semana passada, foi necessária avaliação com a Secretaria de Saúde do Estado, quando o registro do caso foi, enfim, confirmado. Desta forma, o município chega a 233 óbitos relacionados ao coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020.

Apesar da nota negativa, o número de casos ativos de covid-19 segue em queda na cidade de Lajeado. Nesta terça-feira, apenas sete novos casos foram registrados, enquanto 57 pessoas se recuperaram da doença. Assim,  o município tem 670 casos ativos de covid-19. No total, desde o início da pandemia, 23.582 casos já foram registrados.

Já o número de internados no Hospital Bruno Born (HBB) continuou estável. Apenas duas pessoas estão internadas na UTI Covid. Contudo, cinco pessoas estão nos leitos para casos mais leves. Além disso, três pessoas estão em observação. Destes, 30% são mulheres e 70% são homens. A média de idade dos internados está na casa dos 55 anos.

Além disso, a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS) recebe nesta quarta-feira (23) a 77ª remessa de vacinas contra covid-19. O lote é composto por imunizantes da Janssen e AstraZeneca, para reforço e remanejo; Pfizer para doses 1 e 2 extras; e doses pediátricas de CoronaVac e Pfizer.

A distribuição acontecerá durante a tarde, na sede da coordenadoria em Lajeado. O horário ainda vai ser definido, mas a quantidade de doses que compõem o lote não foi informada pela 16ª CRS. 

Sobre as doses de vacinas

Para quem tomou a primeira dose da fabricante Pfizer, deve aguardar três semanas para receber a segunda dose. 

Já no caso da Fiocruz/Oxford/AstraZeneca, a segunda dose pode ser feita dez semanas após a aplicação da dose 1. Já a segunda dose da CoronaVac pode ser feita após quatro semanas da primeira dose.

Para dose de reforço das fabricantes Coronavac, Pfizer e Fiocruz/Oxford/AstraZeneca, são necessários quatro meses de intervalo entre a dose 2 e a dose de reforço. Já para quem recebeu a dose única da Janssen, é necessário aguardar dois meses entre uma dose e outra.

Já a vacinação contra Covid-19 em crianças acontece no Posto de Saúde do Montanha, em horário ampliado: das 8h às 15h e também das 16h às 19h.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais