Apenas 12% das crianças foram vacinadas contra a covid no Vale

Coronavírus

Apenas 12% das crianças foram vacinadas contra a covid no Vale

Das cerca de 29 mil crianças da região, apenas 5,6 mil já receberam pelo menos uma dose da vacina. Campanha neste sábado busca acelerar ritmo da imunização no RS

Por

Apenas 12% das crianças foram vacinadas contra a covid no Vale
(Foto: Divulgação)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos, no Vale do Taquari, iniciou a cerca de um mês, porém, a procura segue baixa na região. Apenas 12 % das cerca de 29 mil crianças foram vacinadas.

A especialista em saúde da 16ª CRS, Jéssica da Silveira Heimann, atribui a baixa procura da vacinação à insegurança dos pais, além da desinformação e a disseminação de fake news em relação a segurança da vacina. “A vacinação começou de forma conturbada, com muitas informações equivocadas”, fala.

Jéssica afirma que as pessoas tem uma falsa impressão de que crianças não terão a doença de forma grave, porém dados apontam que a informação é equivocada. “Desde janeiro tivemos um aumento considerável de internação de crianças por Covid-19”.

Ela explica que com grande parte da população adulta já vacinada, o vírus procura outro hospedeiro para se reproduzir. “O vírus se adapta para ver qual é o hospedeiro mais suscetível. Hoje, como crianças não estão vacinadas, elas têm agravado os casos da doença”, comenta.

Segundo Jéssica, o início da vacinação começou com crianças que apresentavam comorbidades. Porém, agora todas as crianças na faixa etária de 5 a 11 anos podem ser vacinadas. “Já começamos com grande quantitativo de vacinas”, diz.

Dia C

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul faz, neste sábado, 19, o Dia C da vacinação. O objetivo da campanha é vacinar o maior número de crianças, com idade de 5 a 11 anos, contra a Covid-19. Postos de saúde de todo o Rio Grande do Sul estarão abertos para que pais possam levar seus filhos para tomar a primeira dose da vacina. A segunda dose começará a ser aplicada a partir da semana que vem.

De acordo com o coordenador adjunto da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS), Ederson da Rocha, o Dia C representa dia da criança contra Covid. “Em campanhas de outras vacinas, geralmente vacinamos perto de 1 milhão de crianças e sete dias. Em um mês de vacinação contra a Covid-19, vacinamos pouco mais de 200 mil. Precisamos expandir esse número”, afirma.

Atualização dos dados

O Coordenador explica que os dados dos municípios podem divergir dos divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), pois existem municípios que usam sistema próprio para inserir os dados.

Depois da conferência de dados do cartão SUS no cadastro municipal e federal é que os dados são repassados ao sistema do Governo do Estado.

Locais e horários

LAJEADO
Local: Caps Adulto – Rua Saldanha Marinho, 770
Horário: das 8h às 14h

ESTRELA
Local: Unidade Básica de Saúde Central – Rua General Osório, 427
Horário: das 8h às 17h

TEUTÔNIA
Local: Centro Avançado de Saúde do bairro Canabarro – Rua Arnaldo Krug, 304
Horário: das 8h às 12h

ARROIO DO MEIO
Local: Posto de Saúde do Centro – Rua São Luís, 107
Horário: das 8h às 11h

TAQUARI
Local: Rua Bertoldo Kern, 50
Horário: das 8h às 12h

ENCANTADO
Local: Casa de Cultura – Rua Júlio de Castilhos, 1448
Horário: das 7h30min às 11h30min


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais