Lajeado amplia horários para elevar índice de vacinação nas crianças

Coronavírus

Lajeado amplia horários para elevar índice de vacinação nas crianças

Em mais de 20 dias de campanha para faixa etária dos 5 aos 11 anos, município aplicou menos de mil doses. Posto do Montanha fica aberto até as 19h de hoje. No sábado, equipes de saúde farão mutirão no Centro

Por

Lajeado amplia horários para elevar índice de vacinação nas crianças
O veterinário de Lajeado, Eduardo Seidel, levou ontem os filhos, Davi, 8, e Alícia, 9, para serem vacinados. Para ele, a imunização garante mais segurança para as crianças, em especial na volta às aulas

A campanha para vacinação infantil contra a covid-19 não embalou no Rio Grande do Sul e também nos municípios da região. Em Lajeado, dados da Vigilância Epidemiológica contabilizam menos de mil imunizados na faixa etária dos 7 aos 11 anos.

“Tendo em vista a baixa procura, o município organiza estratégias para facilitar o acesso aos pais. Como por exemplo, o horário amanhã (hoje) será ampliado e terá vacinação no sábado. Além disso, ao longo desta semana, será ampliada também a faixa etária, até chegar aos 5 anos”, diz a coordenadora da Vigilância, Juliana Demarchi.

Na análise dela, uma série de fatores interfere pela procura abaixo do esperado, das quais: apreensão dos familiares por ser uma vacina nova; o compartilhamento de informações falsas sobre as imunizações; e, por fim, os horários de funcionamento dos postos em meio ao expediente de trabalho dos pais.

Por este último fato, a Secretaria da Saúde de Lajeado decidiu ampliar o horário de funcionamento do posto do Montanha. Em todas as quartas-feiras, diz Juliana, a vacinação será feita das 8h às 15h e depois das 16h às 19h. No horário de fim de tarde, serão reservadas 60 doses.

Neste fim de semana, a aplicação das doses em Lajeado será na unidade do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto no centro. No sábado, a vacinação será exclusiva para crianças das 8h às 14h. O atendimento será por ordem de chegada.

Em termos gerais, a estimativa do governo de Lajeado é que sejam 7,5 mil crianças na faixa etária desta etapa da vacinação. Os dados mais atuais, apontavam para 738 vacinados, o que equivale a 9,8% do total.

Surto na equipe de vacina

Em Encantado, a vacinação das crianças precisou ser interrompida após servidores da Secretaria de Saúde terem sido contaminadas pelo novo coronavírus. Conforme a secretária, Clarissa Scatolla, foi necessário treinar outros integrantes da equipe para assumir a aplicação.

“Isso nos atrapalhou bastante. Tivemos alguns dias que tivemos de interromper as aplicações.” A secretária também está em isolamento pois contraiu a doença. Com sintomas leves, estima o retorno ao trabalho para a próxima semana.

Essa situação, acredita Clarissa, ajuda a explicar o motivo do percentual de doses aplicadas ser de apenas 4% do público-alvo. Junto com isso, adiciona ainda a insegurança de alguns pais e o excesso de normas do Ministério da Saúde, em especial a orientação para deixar as crianças em observação por 20 minutos. “Isso traz apreensão, pois cria um temor nas famílias de que algo pode acontecer.”

Essa determinação visa o controle de eventos adversos, como reações alérgicas. No entanto, em todo o país, conforme o próprio Ministério da Saúde, os casos de alguma complicação são raros. Também não há nenhum caso de óbito de menor devido à vacina.

Atualização dos dados

As informações no painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES) são diferentes dos tabulados nos municípios. Na tarde de ontem, pelos dados no portal vacina.saude.rs.gov.br, apareciam apenas duas doses aplicadas para crianças em Lajeado.

Conforme o governo do Estado, os dados são recebidos da plataforma de informações do Ministério da Saúde. Para Lajeado, o município contratou prestadores de serviço para o serviço de inclusão dos dados. “Não há como inserir os dados direto no sistema.

Precisamos conferir a identificação do cartão SUS tanto no cadastro municipal quanto federal. Só depois disso, enviamos os dados ao Ministério.” Esse processo, faz com que haja uma defasagem de dois dias nas informações oficiais, diz Juliana.

8% das crianças vacinadas no RS

Do dia 19 de janeiro até ontem, das cerca de 960 mil crianças entre 5 e 11 anos, o governo do Estado contabiliza a aplicação de pouco mais de 77 mil doses. Corresponde a 8% do público.

Esse índice coloca o RS na 14ª posição na comparação com as outras 20 unidades federativas. Pelo cálculo do Gabinete de Crise do Executivo gaúcho, neste patamar seriam necessários mais de seis meses para completar o ciclo vacinal dos pequenos.

Pelo Vale

Arroio do Meio

Do total estimado de 1.762 crianças, foram 110 vacinadas. Representa 6,2% do total.

Lajeado

Pela estimativa do governo, a faixa etária de 5 a 11 anos soma 7,5 mil crianças. Pela atualização mais recente, seriam 734 vacinados. Percentual de 9,8% de alcance.

Estrela

Total estimado pelo município são de 2,7 mil crianças na faixa etária da campanha de vacinação. Deste total, 339 receberam a primeira dose. Equivale a 12,5% do público-alvo

Encantado

A estimativa é de pelo menos 3 mil crianças na faixa etária para a vacinação. Foram 120 doses aplicadas. Representa 4% do público-alvo.

Teutônia

Ao todo, a estimativa é de 2.686 crianças de cinco até 11 anos. Foram 304 doses aplicadas (10,5% do público-alvo).

Taquari

Conforme informações do município, o total de doses aplicadas nas crianças em 20 dias de campanha foi de 320. Os dados quanto a estimativa populacional não estavam disponíveis ontem.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais