Lajeado reduz casos de covid-19 e número de internados

Coronavírus

Lajeado reduz casos de covid-19 e número de internados

Além disso, a partir da próxima segunda-feira (7), a vacinação contra Covid-19 será ampliada para crianças a partir de 7 anos completos ou mais sem comorbidades.

Por

Lajeado reduz casos de covid-19 e número de internados
(Foto:Divulgação)

Lajeado registrou nesta sexta-feira (4) 115 novos casos de covid-19. Neste momento, são 2.071 casos ativos da doença. Uma redução, se comparado aos números da quinta-feira (3). Isso porque 251 pessoas se recuperaram da doença. No total, desde março de 2020, quando começou a pandemia, Lajeado soma 21.802 casos de covid.

O número de internações voltou a cair. Neste momento, 13 pessoas estão internadas na ala covid do Hospital Bruno Born: três estão na UTI covid e dez nos leitos para casos mais leves. Entre estes, 73,3% são mulheres e 26,7% são homens. A média de idade entre os internados é de 65 anos.

A Secretaria de Saúde do Estado confirmou mais 19.988 infecções por Covid-19 no RS. O boletim epidemiológico também informou 51 mortes causadas pela doença. Com isso, o Estado já acumula 1.904.975 casos e 37.092 vítimas fatais. Do total de infectados, 90% estão recuperados e 8% seguem em acompanhamento.  

Vacinação de crianças 

A partir da próxima segunda-feira (7), a vacinação contra Covid-19 será ampliada para crianças a partir de 7 anos completos ou mais sem comorbidades. A vacinação deste grupo ocorre das 8h às 15h, exclusivamente no Posto de Saúde do bairro Montanha. A vacinação dos demais grupos prioritários infantis, que contemplam crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades, assim como indígenas e quilombolas com ou sem comorbidades, também segue sendo feita.

Contudo, na quarta-feira (9), a vacinação terá horário ampliado, das 8h às 15h e das 16h às 19h. A medida foi adotada pela Secretaria de Saúde para atender famílias que não conseguem se deslocar ao posto em horário comercial. A vacinação de crianças ocorre exclusivamente no Posto de Saúde do Montanha.

Na quarta-feira, entre as 16h e 19h, serão disponibilizadas até 60 doses, sendo que o atendimento vai ocorrer por ordem de chegada. Essa medida será avaliada pela Secretaria da Saúde de acordo com a demanda.  Se houver procura, a intenção é manter o horário ampliado em todas as quartas-feiras. Nos outros dias da semana – segunda, terça, quinta e sexta-feira -, o horário permanecerá igual, das 8h às 15h.

Vacinação de adultos

Já a vacinação contra covid-19 para todos os maiores de 12 anos segue em Lajeado, no CAPS Adulto (Rua Saldanha Marinho, 770 – Centro), das 8h às 15h. A primeira dose é disponibilizada para todos os maiores de 12 anos. As segundas doses são para quem recebeu a primeira aplicação de Coronavac até quatro semanas, Oxford/Astrazeneca há dez semanas e Pfizer há três semanas.

Enquanto isso, as doses de reforço são para quem completou o esquema vacinal básico há quatro meses. Ou tenha tomado a vacina da Janssen há dois meses. Quem for fazer a segunda dose e dose de reforço deve levar a carteirinha de vacinação física e documento com foto.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais