Encantado vacina mais de 80 crianças em cinco horas

Coronavírus

Encantado vacina mais de 80 crianças em cinco horas

Imunização de público de 5 a 11 anos sem comorbidades iniciou ontem. Alta procura surpreendeu a equipe de saúde

Por

Encantado vacina mais de 80 crianças em cinco horas
Ontem foi registrada fila na parte externa da Sala de Vacinas

A vacinação para crianças sem comorbidades iniciou na manhã de ontem em Encantado. As primeiras doses a esse novo grupo foram aplicadas na Sala de Vacinas, junto ao posto de saúde do bairro Navegantes.

“Eu acompanhei a primeira criança a ser imunizada e posso dizer que é um momento único, de extrema emoção. Não imaginávamos que logo no primeiro dia teríamos tanta demanda”, constata a secretária municipal de Saúde, Clarissa da Rosa Pretto Scatola.

A liberação de imunizantes contra a covid-19 para pessoas de 5 a 11 anos gerou fila. A procura contrasta com a semana anterior, quando foi iniciada a vacinação da mesma faixa etária, porém, para crianças com comorbidades.

De acordo com a secretária de Saúde, o movimento foi motivo de surpresa para a equipe de vacinadores.“Para deixar as crianças mais à vontade e tornar este momento mais leve, decoramos a sala com balões e entregando pirulitos e balas. É uma forma de incentivá-los a se protegerem”, relata Clarissa.

Apesar da decoração e do clima amigável para receber os pequenos, a equipe de Saúde pede paciência à população. Diferente dos adultos, as crianças demandam um tempo de observação após receberem o imunizante.

“Pedimos a compreensão dos pais, pois ainda estamos nos organizando para atender a todos, já que cada criança precisa esperar 20 minutos antes de ser liberada”, observa a secretária. “É preciso seguir as orientações do Estado”, acrescenta.

Até o momento, o Posto de Vacinas recebeu 400 doses pediátricas. Ontem, 82 vacinas foram aplicadas, o número corresponde a 20,5% do estoque de imunizantes disponível.

Agendamento

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a tendência é de que nos próximos dias seja liberado também a opção de agendamento para os pais que não conseguem acompanhar seus filhos em horário comercial.

“Não conseguimos fazer o atendimento em menos de 40 minutos em cada criança. Algumas chegam na hora de vacinar e ficam com receio, aí os pais precisam conversar e acalmar, o que demanda tempo. Com o horário agendado, nós e os pais conseguimos nos organizar melhor”, esclarece a secretária.

“Este momento é uma vitória”

As irmãs Maria Clara, 11, e Manuela, 6, aguardavam na fila ansiosas pela sua vez. Isso porque na semana passada, ambas completaram mais um ano de vida, e segundo a mãe Vanessa Leite, elas disseram que a oportunidade de receber o imunizante contra a covid-19, seria o presente de aniversário.

“Este momento é uma vitória. Elas ficaram muito felizes quando eu e meu marido fomos imunizados e agora, chegou a vez delas. Minhas filhas estão bem cientes sobre a vacina, conversamos muito em casa sobre o assunto e seguimos as orientações básicas que é o uso de máscara e álcool gel”, destaca.

Vanessa reforça que há uma preocupação quanto a atual situação da pandemia, em que a ômicron tem se espalhado de forma muito rápida. “Está previsto para minhas filhas voltarem para a escola na semana que vem, e o contato com outras pessoas será maior. Penso que todos os pais deveriam trazer seus filhos para se imunizarem, é um ato muito importante”, finaliza.

A vacinação continua

O Posto de Saúde segue disponibilizando vacinas para os adultos. Tanto para a primeira e segunda dose, como para a dose de reforço. “Faço um apelo para aqueles que ainda não se vacinaram com a primeira dose, que procurem se imunizar. Os que estão com o esquema vacinal em atraso que coloquem em dia. É importante para amenizar os riscos provocados pela doença”, pontua.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais