Projeto pioneiro torna Colinas modelo de atendimento na infância

Desenvolvimento

Projeto pioneiro torna Colinas modelo de atendimento na infância

Iniciativa “Colinas Mil Dias” se tornou referência no país. Evento hoje definirá plano de ação para que cidade seja a primeira a implementar decreto federal sobre agenda multissetorial

Por

Projeto pioneiro torna Colinas modelo de atendimento na infância
Projeto foi lançado em 2017 e já teve 150 famílias atendidas
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um projeto lançado há quase cinco anos em Colinas se tornou referência em trabalho intersetorial na saúde e desenvolvimento infantil. Devido ao reconhecimento do “Colinas Mil Dias” o município sedia hoje uma reunião técnica com palestras e visitações voltadas à implementação da agenda transversal e multissetorial da Primeira Infância.

O evento ocorrerá no antigo Armazém Bistrô, às margens da ERS-129, localidade de Linha Santo Antônio, a partir das 10h. Estarão presentes representantes do Conselho Nacional de Justiça, do Ministério da Economia, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), além da deputada federal Leandre dal Ponte (PV-PR), presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Angelita Herrmann, Colinas recebeu convite do Conselho Nacional de Justiça para ser o município piloto na implementação do decreto, publicado ano passado pelo governo federal. “Isso ocorreu graças ao trabalho intersetorial que estamos construindo a partir do projeto. Para nós foi uma surpresa e uma honra receber o convite”, frisa.

O projeto tornou-se conhecido durante um seminário nacional ocorrido em agosto, quando foi apresentado pelo conselho como uma das boas práticas na área. A intenção, segundo Angelita, é utilizar a expertise local para a implementação da agenda.

A secretária lembra que, no mesmo dia do seminário, foi publicado o decreto nacional. “Ele muda a forma como se avalia o investimento em primeira infância. A proposta do decreto é que se faça o monitoramento de forma intersetorial. Estabelece uma quebra de paradigma”.

Plano de ação

O evento de hoje será dividido em três momentos. Primeiro, haverá um alinhamento teórico sobre as oportunidades. Além de Angelita, haverá palestras com a deputada Leandre, o servidor do TCE, Arno Ricther, o analista de Planejamento e Orçamento do Ministério da Economia, Roberto Wagner, e a coordenadora estadual do Programa Criança Feliz, Marcelli Frömming.

À tarde, após o almoço, iniciará a construção do plano de ação para implementação da agenda multissetorial. Por fim, a terceira atividade será uma visitação às unidades de prestação de serviços para o programa, nas escolas municipais Pequeno Mundo e Ipiranga, e na UBS de Colinas.

O prefeito Sandro Herrmann diz que a reunião servirá para as pessoas conhecerem mais o projeto em Colinas, que já atendeu 150 famílias desde 2017. “Aprimoramos ele com o tempo e expandimos a divulgação ano passado. Houve interesse do CNJ em conhecer de perto”, comenta.

Projeto Mil Dias e o Decreto Nacional

– Criado em 2017 pela Secretaria Municipal de Saúde, se tornou uma política pública intersetorial, com foco na saúde da criança e desenvolvimento infantil desde o primeiro dia da gravidez até os dois anos de vida do bebê;
– Tem como ponto de partida a gestação e a saúde da mãe e do parceiro, seguido pela saúde da criança e seu pleno desenvolvimento. O acompanhamento ocorre através do atendimento da equipe interdisciplinar, em consultas individuais e oficinas de estímulos conduzidos por profissionais da UBS;
– Já o decreto publicado ano passado institui a Agenda Transversal e Multissetorial da Primeira Infância. O foco é na melhoria das condições de vida, proteção e promoção dos direitos das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade completos;
– Ela é constituída por um conjunto de ações governamentais, implementadas por políticas públicas articuladas e desenvolvidas de forma integrada por órgãos do governo federal responsáveis pela execução direta ou em parceria com a sociedade civil.

Programação

10h30min – Abertura
11h – Palestra “Balanço dos trabalhos legislativos para a temática da Primeira Infância e como repercuti-los em estados e municípios” – Frente Parlamentar da Primeira Infância
11h40min – Palestra “Desenho e implementação de arranjos e instrumentos para implementação do Decreto 10.770/2021” – Ministério da Economia
12h – Palestra “O papel dos tribunais de contas no controle da implementação de serviços integrados para a Primeira Infância e como podem impulsionar essa implementação nos municípios” – TCE
12h20min – Palestra “O programa Criança Feliz, sua repercussão nos municípios e qual proposta de governança para o decreto”
12h40min – Palestra “O Projeto Colinas 1000 Dias Para Mudar Uma Vida Inteira, e como Colinas implementa ações integradas para a primeira infância”
14h – Próximos Passos: Como escalar todas as iniciativas em nível nacional para os municípios
15h – Visitação às unidades de prestação de serviços para o Primeira Infância em Colinas


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais